fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Projeto de Lei incentiva pessoas curadas da Covid-19 a doarem plasma

De acordo com o texto do Projeto, os doadores de plasma receberão os mesmos benefícios que os doadores de sangue, previstos na Lei n.° 5152 de 2020.

28 de junho de 2020

Compartilhe

A expectativa é ter o mesmo sucesso obtido em doenças graves como a H1N1 e o ebola

Um Projeto de Lei (PL) para incentivar as pessoas que foram curadas do coronavírus (Covid-19) a doarem plasma sanguíneo está na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Atualmente, o PL n.° 245 de 2020 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça aguardando parecer. O projeto é da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas).

De acordo com o texto do Projeto, os doadores de plasma receberão os mesmos benefícios que os doadores de sangue, previstos na Lei n.° 5152 de 2020, que garante a meia-entrada para doadores, em eventos culturais, esportivos e de lazer.

A expectativa é ter o mesmo sucesso obtido em doenças graves como a H1N1 e o ebola. Ainda de acordo com o PL, países como China, Espanha e EUA já estão utilizando a técnica para combater a Covid-19.

“Nós queremos contribuir com as pesquisas do Hemoam para a busca pela cura da Covid-19. Vale lembrar que a pessoa curada dessa doença infectocontagiosa desenvolve anticorpos em seu plasma que podem auxiliar no tratamento de outros pacientes com formas graves da doença”, explicou a deputada.

“O plasma convalescente, ou seja, que carrega anticorpos contra determinada doença viral, foi bastante eficiente nessas duas ocasiões de epidemia. No caso atual, a expectativa é que os anticorpos transportados pelo plasma convalescente reduzam a proliferação do Covid-19 no organismo dos pacientes transfundidos, minimizando assim os riscos de morte pela doença”, declarou a médica hematologista e diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Os estados envolvidos no estudo são Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Veja também: PL propõe Reforço Escolar para alunos da rede pública

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021