fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Programação online marca a 19ª edição da Semana Nacional de Museus

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18 e maio. O evento será transmitido pelas redes sociais.

18 de maio de 2021

Compartilhe

A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus (Foto: Divulgação)

A Fundação Municipal de Cultura, Turismos e Eventos (Manauscult), promove até o dia 23 de maio, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 19ª edição da Semana Nacional de Museus com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

O evento será transmitido pelas redes sociais do órgão (instagram, @manauscult; e o canal Manauscult, do YouTube).

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18 e maio, e tem como propósito atrair a população para prestigiar os museus brasileiros a partir de programações diversificadas.

“O tema deste ano propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente e é isso que nossa gestão está construindo. Inclusive, estamos trabalhando para reabrir nos próximos dias, o Museu de Manaus, atendendo a todos os critérios sanitários recomendados pelos órgãos de saúde”, informou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), uma entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo Icom, para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Programação

17/5 – O futuro dos museus: recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

18/5 – Arte Tumular – cemitérios como museu a céu aberto (YouTube – Manauscult)

19/5 – Impacto na cadeia econômica cultural com a paralisação de um museu (Instagram – @manauscult)

20/5 – Espaços sacros de Manaus (YouTube – Manauscult)

21/5 – Praças com museus a céu aberto (Instagram – @manauscult)

22/5 – Mercados históricos (YouTube – Manauscult)

23/5 – Grafismo indígena e seu futuro – Recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021