fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

Programação online marca a 19ª edição da Semana Nacional de Museus

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18 e maio. O evento será transmitido pelas redes sociais.

18 de maio de 2021

Compartilhe

A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus (Foto: Divulgação)

A Fundação Municipal de Cultura, Turismos e Eventos (Manauscult), promove até o dia 23 de maio, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 19ª edição da Semana Nacional de Museus com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

O evento será transmitido pelas redes sociais do órgão (instagram, @manauscult; e o canal Manauscult, do YouTube).

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18 e maio, e tem como propósito atrair a população para prestigiar os museus brasileiros a partir de programações diversificadas.

“O tema deste ano propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente e é isso que nossa gestão está construindo. Inclusive, estamos trabalhando para reabrir nos próximos dias, o Museu de Manaus, atendendo a todos os critérios sanitários recomendados pelos órgãos de saúde”, informou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), uma entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo Icom, para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Programação

17/5 – O futuro dos museus: recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

18/5 – Arte Tumular – cemitérios como museu a céu aberto (YouTube – Manauscult)

19/5 – Impacto na cadeia econômica cultural com a paralisação de um museu (Instagram – @manauscult)

20/5 – Espaços sacros de Manaus (YouTube – Manauscult)

21/5 – Praças com museus a céu aberto (Instagram – @manauscult)

22/5 – Mercados históricos (YouTube – Manauscult)

23/5 – Grafismo indígena e seu futuro – Recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Conselheiro do TCE-AM suspende aluguel de ônibus escolar pela Semed

Decisão de conselheiro do TCE-AM veio após uma das empresas candidatas à licitação da locação de ônibus denunciar possíveis irregularidades no certame para atender a Semed.

25 de janeiro de 2022

STF suspende parte de decreto de Bolsonaro que trata de cavernas

A decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski é motivada por ação protocolada pelo partido Rede para quem o decreto ameaça a biodiversidade das cavernas.

25 de janeiro de 2022

Prefeitura oferta bolsas de iniciação teatral para diversas faixas etárias

Os cursos de Teatro da Prefeitura são voltados para crianças, adolescentes e idosos que residem em bairros próximos ao bairro Adrianópolis.

25 de janeiro de 2022

Pessoas infectadas e vacinadas adquirem “superimunidade”, diz estudo

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a covid e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacina.

25 de janeiro de 2022

Covid-19: portaria altera regras para afastamento do trabalho

O texto diz ainda que o período pode ser reduzido para sete dias, caso o funcionário apresente teste RT-PCR ou de antígeno, negativo a partir do quinto dia após o contato.

25 de janeiro de 2022

No Amazonas, 78% do público com influenza (gripe) reside em Manaus

Segundo a FVS, houve redução nos caos de gripe, porém foi observado desde o dia 19 de dezembro de 2021 o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

25 de janeiro de 2022

Variante ômicron corresponde a 93% de testes sequenciados no Amazonas

Médico e infectologista, Marcus Vinícius aponta que o Amazonas ainda não passou pelo primeiro mês da nova onda de casos de Covid-19 ocasionada pela variante ômicron.

24 de janeiro de 2022

Indígenas e quilombolas já podem concorrer a bolsas em curso superior

Incrições em programa do Ministério da Educação (MEC) podem ser feitas até 28 de fevereiro, mas é necessário ficar atento às regras que constam na Portaria nº 389, de 2013.

24 de janeiro de 2022