fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Programa vai monitorar patrimônio do Centro Histórico de Manaus

Projeto em elaboração integra órgãos da área cultural da Prefeitura de Manaus para monitorar patrimônio localizado no Centro Histórico.

6 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Bens culturais do município estão no entorno da Praça D. Pedro II (Foto: Eustáquio Libório/RT1)

Reunião realizada na sexta-feira (5) com órgãos ligados à cultura alinhou ações que vão resultar no projeto de monitoramento e segurança patrimonial dos prédios públicos municipais e logradouros da praça Dom Pedro II e largo do Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade, localizados no marco zero do Centro Histórico de Manaus.

Representante da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o diretor-presidente do órgão, Alonso Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura), Tenório Telles, receberam o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coronel Marcos Brandão para definir parâmetros acerca da iniciativa da Prefeitura de Manaus.

Segurança pública

“A segurança pública é uma das preocupações do prefeito David Almeida e necessidade urgente que identificamos no perímetro do marco zero de nossa cidade, que abriga um conjunto de prédios públicos e particulares que formam o maior patrimônio cultural de nosso povo”, justificou Alonso.

O projeto pretende montar uma rede de câmeras de monitoramento em locais estratégicos do Centro, além de articulação junto à Polícia Turística do Amazonas (Politur), para a instalação de delegacia ou posto de polícia de turismo, tudo numa ação conjunta com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Casa Militar, Manauscult e Concultura. Um grupo de trabalho será montado para articular um plano de ação, com diretrizes e ações que serão executadas nos próximos dois meses.

Ancestrais indígenas

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que o cuidado com o patrimônio material e imaterial do marco zero da capital começa com o respeito aos ancestrais indígenas, que foram sepultados em pleno largo do Paço da Liberdade, além do conjunto de equipamentos públicos que abriga o Museu da Cidade, Praça Dom Pedro II, Centro de Arqueologia de Manaus, Centro Cultural Óscar Ramos e outros que serão criados.

O secretário executivo do GGI, coronel Marcos, destacou as intenções da Manauscult que vão ao encontro dos planos do Gabinete de Gestão Integrada, para contribuir com a segurança pública de Manaus para colocar em funcionamento um sistema de videomonitoramento facial no Centro.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021