fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Compartilhe

A qualificação já foi realizada pelo Governo do Estado (Foto: Divulgação/SES-AM)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Canutama (a 614 quilômetros da capital), de terça a quinta-feira (24 a 26/05). A ação tem o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos municípios do interior do estado no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS).

A iniciativa, realizada em parceria com a prefeitura de Canutama, está inserida no projeto Capacita+ APS Interior, da SES-AM, que busca o fortalecimento da atenção básica nos municípios e o alcance das metas do novo modelo de financiamento da atenção básica, além de apoiar e dar mais suporte aos profissionais e gestores municipais.

A capacitação é direcionada para todos os profissionais da APS e será dividida em dois dias de treinamento teórico, com a apresentação do panorama do programa e apontando como melhorar as ações.

No último dia, a equipe da SES-AM irá visitar as unidades de saúde de Canutama para conhecer a realidade da região, enfatizando também o preenchimento correto da produção dos profissionais de saúde nos prontuários eletrônicos ou fichas físicas de Coletas de Dados Simplificado.

A qualificação já foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, em 11 municípios do Amazonas. Após Canutama, o treinamento deve ocorrer nos municípios de Tabatinga, Tonantins, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Ipixuna e Guajará.

Previne Brasil

O programa é uma estratégia do MS com o objetivo de aumentar o acesso e o vínculo da população com os serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação dos profissionais busca fortalecer a APS nos municípios e tornar mais eficiente o atendimento às novas regras de financiamento.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022