sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.
COMPARTILHE
capacitação de servidores

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Canutama (a 614 quilômetros da capital), de terça a quinta-feira (24 a 26/05). A ação tem o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos municípios do interior do estado no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS).

A iniciativa, realizada em parceria com a prefeitura de Canutama, está inserida no projeto Capacita+ APS Interior, da SES-AM, que busca o fortalecimento da atenção básica nos municípios e o alcance das metas do novo modelo de financiamento da atenção básica, além de apoiar e dar mais suporte aos profissionais e gestores municipais.

A capacitação é direcionada para todos os profissionais da APS e será dividida em dois dias de treinamento teórico, com a apresentação do panorama do programa e apontando como melhorar as ações.

No último dia, a equipe da SES-AM irá visitar as unidades de saúde de Canutama para conhecer a realidade da região, enfatizando também o preenchimento correto da produção dos profissionais de saúde nos prontuários eletrônicos ou fichas físicas de Coletas de Dados Simplificado.

A qualificação já foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, em 11 municípios do Amazonas. Após Canutama, o treinamento deve ocorrer nos municípios de Tabatinga, Tonantins, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Ipixuna e Guajará.

Previne Brasil

O programa é uma estratégia do MS com o objetivo de aumentar o acesso e o vínculo da população com os serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação dos profissionais busca fortalecer a APS nos municípios e tornar mais eficiente o atendimento às novas regras de financiamento.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE
EXTRAÇÃO SUSTENTÁVEL