fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Primeira-dama pode ser um dos raros casos de reinfecção por Covid

Ao anunciar ter sido infectada junto com o prefeito Arthur Neto, a primeira-dama se coloca como um dos raros casos de reinfecção. Ela havia informado ter testado positivo em maio.

2 de julho de 2020

Compartilhe

Par constante do prefeito em compromissos oficiais, Elizabeth também acompanha Arthur Neto na internação por Covid-19

Após a primeira-dama de Manaus Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside o Fundo Manaus Solidária (FPS) e a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo ser diagnosticada, pela segunda vez, com a Covid-19, muitas pessoas discutiram nas redes sociais a respeito da possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus.

Seria a primeira-dama um dos casos raros de reinfecção pelo novo coronavírus? Foi a pergunta que ecoou na internet desde o anúncio de que a Elizabeth estava, novamente, infectada.

De acordo com André Patrício, médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical (FMT/HDV), vários estudos estão sendo realizados em torno da possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus, mas ainda não foram concluídos.

O infectologista ressaltou que um estudo publicado na revista Nature Medicine, no último dia 18 de junho de 2020, mostrou que os anticorpos IgG permaneceram por dois a três meses na corrente sanguínea de pacientes com poucos sintomas, ou em pacientes que não apresentavam sintomas da Covid-19, mas que estavam infectados.

“Esse estudo mostrou que quanto mais leve é a infecção, menos tempo esses anticorpos podem durar na corrente sanguínea o que poderia levar a uma nova infecção”, explicou o médico.

Estudos não comprovam possibilidade

“Porém o estudo não deu nenhum dado de que essa reinfecção realmente aconteceria, mas deixou a porta aberta para outras pesquisas falarem a respeito disso”, esclareceu.

André Patrício disse ainda que há alguns estudos acontecendo neste sentido de saber se pode ou não haver reinfecção, mas nada conclusivo até o momento.

“Muito, provavelmente, deve se chegar à conclusão de que pode sim acontecer reinfecção, como se pensou em março, na Coreia do Sul. Mas precisamos esperar as informações que vão surgir a partir desses estudos”, disse o médico.

Infectada duas vezes

No dia 16 de maio a Prefeitura de Manaus informou que em abril, a primeira-dama havia testado positivo para o novo coronavírus e que já se encontrava fora do período de transmissão.

Já na última terça-feira (30), em nota oficial, um novo diagnóstico positivo de Elisabeth Valeiko foi divulgado pela Prefeitura de Manaus. O exame de Proteína C-Reativa (PCR), apresentou apenas sintomas constitucionais.

Em relação ao primeiro diagnóstico, Elisabeth Valeiko afirmou que foi resultado de um teste rápido e que ele pode ter dado um falso positivo.

Segundo boletim médico da primeira-dama, ela não necessita de oxigênio suplementar e está em medicação para febre contínua e terapia venosa, estando estável e em leito de apartamentos sob cuidados gerais no hospital Adventista de Manaus.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021