fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Presidentes do Cieam e Fieam tomam posse no Conselho da UEA

As indústrias do Polo Industrial de Manaus, por meio de contribuição financeira, sustentam integralmente a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

2 de outubro de 2021

Compartilhe

Na foto, Luiz Augusto Rocha é o terceiro na direita para a esquerda. Antônio Silva participou on-line (Foto: Divulgação)

O presidente do Conselho Superior do CIEAM – Centro da Indústria do Estado do Amazonas, empresário Luiz Augusto Barreto Rocha, e o presidente da FIEAM – Federação da Indústria do Estado do Amazonas, Antonio Silva, tomaram posse como membros do Conselho Curador da UEA – Universidade do Estado do Amazonas, durante a sua primeira Reunião Ordinária, realizada de forma híbrida nesta sexta-feira, (1°).

A instalação deste Conselho era uma antiga reivindicação dos setores produtivos do Amazonas, que neste momento, após mais de 20 anos da fundação da Universidade, finalmente ocorre. O ato formal foi realizado em abril do ano passado, por designação do governador do Estado, Wilson Lima, com a participação da Indústria sendo incluída, após ratificação deste ato pela ALEAM – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

As indústrias do Polo Industrial de Manaus, através de contribuição financeira, sustentam integralmente a UEA. De acordo com dados da Secretaria de Fazenda (Sefaz), de 2011 até junho de 2021, o PIM repassou à Universidade mais de R$4 bilhões de reais (exatamente R$ 4.044.307.000,00). Clique e veja dados aqui: link

Na ocasião, o empresário e agora membro do Conselho Curador, Luiz Augusto Rocha, participou presencialmente do evento e foi homenageado com uma Medalha de Honra ao Mérito entregue pelo reitor da Instituição de Ensino Superior, Cleinaldo Costa, pelos relevantes serviços prestados à sociedade e pela parceria com a UEA.

“A indústria do Amazonas está sob ataque, nós estamos às vésperas de uma reforma tributária, é uma pauta que pode afetar a indústria de uma maneira pesadíssima e essa pauta vai afetar eventualmente as estruturas que dependem da indústria, não só a Universidade do Estado do Amazonas, é importante mencionar essa luta, pois nós precisamos estar alinhados”, destacou o empresário homenageado.

A apresentação do cenário econômico regional e do plano de cargos e carreira dos técnicos administrativos da UEA foram algumas das pautas submetidas na reunião. O reitor também explanou sobre as conquistas da Universidade nos últimos 20 anos, instituição que formou mais de 65 mil pessoas no Amazonas e o importante papel da indústria na formação dos alunos, entre eles os mais de 300 discentes indígenas, alunos com deficiência que foram recebidos pela instituição com estrutura adaptada e a formação de doutores.

“A UEA é uma política pública consistente e vitoriosa e nós precisamos divulgar isso, e a indústria é muito atacada porque recebe renúncia fiscal, isso é uma ‘conversa’, a indústria do Amazonas qualificou mais de 300 indígenas, eu digo que a única medida que transfere renda consistentemente é a Educação, esse indígena qualificado para ele a vida nunca mais é a mesma, é muito importante conhecer essa realidade social, temos indígena médico e advogado”, explana o reitor Cleinaldo sobre o retorno que a Universidade traz para a população amazonense.

Composição e atuação do Conselho

Segundo a RESOLUÇÃO No 017/2021 – CONSUNIV/UEA, compete ao Conselho Curador opinar a respeito das

políticas e diretrizes gerais administrativas da UEA, bem como ser consultado acerca de planos, programas e projetos que objetivem o fortalecimento institucional.

O órgão colegiado tem caráter consultivo e opinativo da política administrativa e de gestão da UEA em assuntos de relevância, sendo integrado por membros da Gestão Superior da Universidade e representantes da sociedade civil. Composto pela Gestão Superior da UEA, o grupo de membros do Conselho inclui o reitor, vice-reitor, e os Pró-reitores de Planejamento; Administração; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Assuntos Comunitários; Ensino de Graduação; e Interiorização.

Como membros designados, também integram o Conselho os representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas (SISPEAM), Sindicato dos docentes da UEA (SIND-UEA) e do Diretório Central dos Estudantes da UEA.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021