fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

Compartilhe

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelinom participou da reunião (Foto: Alex Pazuello/Semed)

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira (22) uma maratona de reuniões e vistorias nos prédios das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o intuito de mudar o formato das aulas a partir de agosto. A meta é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais, após todos os professores receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“A pedido do prefeito David Almeida, estamos reunindo com os 510 gestores para discutir as deficiências que ainda existem nas escolas, que dizem respeito à infraestrutura e de pessoal para que a gente possa buscar maior eficiência no retorno presencial das nossas aulas. Tenho certeza de que este trabalho está sendo entendido pelos gestores e logo que pudermos e com todos os trabalhadores da educação imunizados, estaremos aptos para o retorno presencial 100%”, afirmou o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

O encontro ocorreu com gestores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Sul, Norte, Leste 1 e 2 da Semed. Na próxima semana, a ação acontece com as DDZs Oeste, Centro-Sul e Rural.

Para o chefe da Divisão Geral dos Distritos (DEGD), Júnior Mar, a volta das aulas presenciais é muito necessária para saber como está realmente o nível de aprendizagem dos alunos.

“As aulas on-line foram uma saída para manter a educação mediante a tudo o que vivemos na pandemia, mas agora é necessário esse retorno. A aula presencial é insubstituível, então é imprescindível que os nossos estudantes voltem para a escola, por isso estamos realizando essas reuniões para encontrar o melhor caminho para esse retorno de forma total”, completou Mar.

A primeira reunião foi com a DDZ Sul no auditório da Fundação Mathias Machline (antiga Fundação Nokia), no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. E todos os gestores se mostraram a favor do retorno presencial de todas as modalidades de ensino.

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, Ellen Almeida dos Santos, falou sobre a importância das aulas presenciais para a educação infantil.

“É muito importante que a educação infantil também retorne, nós precisamos que o trabalho com as crianças aconteça, e para isso é necessário que elas estejam 100% na escola. Nesse processo de pandemia, de aulas on-line, observamos hoje a deficiência em relação a aprendizagem, os primeiros anos de estudo são a base que qualquer processo de ensino aprendizagem”, afirmou

Com a DDZ Leste 2, o encontro ocorreu no auditório do Instituto Soka Amazônia, na Colônia Antônio Aleixo, e os diretores também apoiaram o retorno, mediante algumas alterações necessárias de cada unidade de ensino, como disse a gestora da escola municipal São Luiz, Érika de Oliveira.

“A equipe gestora das escolas da DDZ Leste 2 deseja esse retorno presencial. Nossas escolas têm capacidade de receber os alunos, precisamos de alguns ajustes, manutenção, assim como alguns recursos mínimos e básicos, além dos procedimentos de segurança. Nosso trabalho vai ser redobrado na volta das aulas totalmente presenciais, mas temos o apoio dos pais, que também querem que isso aconteça o mais rápido possível”, pontuou.

Pela parte da tarde, o encontro foi com as DDZs Norte e Leste 1, também na Fundação Mathias Machline, e a resposta sobre a volta das aulas diárias também foi vista como positiva.

“Precisamos retornar o mais rápido possível, cumprindo todos os cuidados, prezando sempre pela vida. Todos os gestores concordam com esse retorno, somos professores e estamos aqui para isso”, pontuou a gestora da escola municipal Dom Milton Corrêa, Alcinea Albuquerque Petrelli, que atende 1.080 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021