fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Pós-eleição: Aeroporto do município de Barcelos será reformado

Governo do Estado investirá mais de R$ 1,4 milhão nas obras que começam após o período eleitoral, conforme previsto na legislação eleitoral, que prevê conduta vedada a CEF.

30 de outubro de 2020

Compartilhe

Barcelos é principal destino dos praticantes da pesca esportiva. (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (30), o início da reforma do aeroporto de Barcelos, principal destino de visitantes nacionais e estrangeiros que vêm ao estado para a prática da pesca esportiva.

A obra faz parte do ‘Programa Amazone-se’, plano de retomada do turismo elaborado pela Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur) e que, além de melhoria de infraestruturas turísticas, prevê ações de promoção, ordenamento do setor e suporte ao empresariado.

“O município de Barcelos tem um potencial muito grande para o turismo, e o aeroporto é uma das principais portas de entrada desse turista que chega aqui, principalmente o turista americano e o europeu, que têm um perfil mais exigente. Já era um desejo aqui do município que efetivamente essa situação acontecesse. Essa obra é resultado de uma emenda parlamentar com contrapartida do Governo do Estado. Construímos o projeto; já há a licitação concluída; há uma empresa vencedora, e estamos esperando tão somente o final do processo eleitoral para que a Caixa Econômica Federal comece a liberar os recursos e dê ordem de serviço para que a obra tenha seu início. A previsão é que ela possa ser entregue no final de março, início de abril”, destacou o governador.

Orçamento

O valor global da reforma está orçado em mais de R$ 1,4 milhão. Os recursos federais são provenientes de emenda parlamentar. A previsão de conclusão das obras é para o primeiro semestre do ano que vem. O projeto já foi licitado e a vencedora do certame para executar as obras já foi declarada.

Estrutura

O projeto prevê a duplicação do tamanho do atual terminal de passageiros. Além disso, com a obra, será ordenado o fluxo de embarque e desembarque possibilitando conforto aos usuários. Haverá área para serviços no saguão e o prédio será modernizado internamente e externamente.

As obras não foram iniciadas por impedimento expresso na legislação eleitoral que prevê, como conduta vedada à Caixa Econômica Federal, autorizar o início dos trabalhos. Após o período eleitoral, a ordem de serviço será feita para o início das obras.

Leia mais Dia a Dia

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022