fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Poços de captação de água de Nova Olinda passam por manutenção

O trabalho realizado em oito poços de captação existentes no município visa melhorar a qualidade da água que abastece as casa da população de Nova Olinda do Norte.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

É a primeira vez que o trabalho de manutenção dos poços acontece na cidade. (Foto: Divulgação)

A Companhia de Saneamento do Amazonas está realizando o trabalho de limpeza e manutenção nos poços de captação de água no município de Nova Olinda do Norte, com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade da água que é fornecida para os moradores da cidade.

Os trabalhos que estão sendo executados nos oito poços de captação existentes, são de sondagem, manutenções preventivas e corretivas para identificar quais são os problemas e a viabilidade e de limpeza para melhorar a qualidade da água e retirar algo que esteja preso na estrutura de captação que impede do poço de funcionar com normalidade.

Trabalho inédito

Para o presidente da Cosama, Armando do Valle, que visitou as obras nesta quarta-feira (9) junto com a Diretora Administrativa, Kellen Pereira, o trabalho que está sendo executado na cidade faz parte de uma ação operacional para atender as demandas de abastecimento e qualidade para os moradores, algo que nunca havia sido feito na cidade antes.

“Temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade para proporcionar para a população, por isso esse trabalho específico na cidade. Desde Janeiro a Cosama vem realizando o fornecimento de água na cidade, e a Companhia está executando esse trabalho por orientação do Govenador Wilson Lima. A Cosama visa proporcionar, além de uma água tratada, qualidade de vida e saúde, e posso afirmar que há 20 anos não era feito esse trabalho que a Cosama está fazendo hoje”, disse Armando.

Concentração de ferro

Segundo o engenheiro da Cosama, João Paulo Soares, a região de Nova Olinda do Norte tem tendência, principalmente próximo a orla do rio, de ter na captação subterrânea com grande concentração de ferro, e tal trabalho prejudica a qualidade da água que é distribuída. Mas com o trabalho de manutenção, seguindo os parâmetros da geotecnia e qualidade, já se mostra satisfatória em alguns pontos da cidade.

“Depois de ter feito um diagnóstico da área da geotecnia, da rede de distribuição de água, posicionamento dos poços e executado o trabalho, já foram realizados testes iniciais de vazão com resultados superiores a 50 m3/h e verificado com os testes químicos, nota-se resultados satisfatório sem a presença do ferro na água”, declarou Soares.

Esperança

Esperança é a palavra que o microempresário e morador na cidade Juscelino Pereira define para os trabalhos que a Cosama tem executado nos últimos dias na cidade.

“Fico contente, não só eu mas acredito que toda cidade, pois estamos vendo várias máquinas trabalhando nos poços, é uma movimentação muito grande e acredito que vai melhorar nossa água. Algo está sendo feito e isso nos dá esperança”, declarou Pereira.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021