fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Plínio Valério anuncia PEC para implementação do voto impresso

Segundo o parlamentar, a possibilidade do voto ser auditado, vai frear os “criminosos da web” ou mesmo sanar eventuais falhas na totalização de resultados.

19 de novembro de 2020

Compartilhe

Plínio afirma que os votos da população não foram respeitados nas urnas (Foto: Divulgação)

Seguindo a mesma linha de pensamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Plínio Valério (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (19), a criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a implementação do voto impresso a partir de 2022.

Segundo o parlamentar, a possibilidade do voto ser auditado, vai frear os “criminosos da web” ou mesmo sanar eventuais falhas na totalização de resultados e deseja que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) execute a medida. Plínio afirma que os votos da população não foram respeitados nas urnas.

“O cidadão tem direito de saber que seu voto foi respeitado. Se não querem isso, é porque houve ‘mutreta sim’ (…) Porque não querem que o cidadão saiba em quem votou? Estão com medo de quê?”, indagou o senador em um vídeo nas redes sociais.

Bolsonaro também defende

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu na última quinta-feira (5) a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19, que determina a impressão de uma cédula física após o voto na urna eletrônica, seja em eleições, plebiscitos ou referendos, a fim de permitir posterior auditoria pelas autoridades competentes.

De autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), a proposta está parada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara desde setembro de 2019, aguardando apreciação pelo plenário. A ideia, segundo Bolsonaro, seria aprovar a PEC e colocá-la em prática nas eleições presidenciais de 2022.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Curso de especialização para motorista de ambulância terá nova turma no Detran-AM

Curso abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal e atribuições que o condutor deve ter.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021

Em menos de 4 anos, Praça da Matriz pode voltar a ser revitalizada

A proposta prevê a retirada do terminal que existe hoje, que apresenta diversos problemas operacionais e de manutenção, tendo ainda uma tipologia menos moderna e integrada

27 de julho de 2021

Secretaria de Educação abre matrículas para novos alunos da EJA

Os candidatos à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ficar atentos ao procedimento de matrícula, que será feito de maneira on-line e presencial.

27 de julho de 2021

No Dia do Motociclista, Detran-AM alerta sobre cuidados no trânsito

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade e agilidade, as motos também exigem um comportamento em que a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridades.

27 de julho de 2021

CEL Ninimbergue Guerra será entregue reformado nesta sexta-feira

O CEL Ninimbergue Guerra recebeu melhorias como pintura interna e externa, revitalização da quadra poliesportiva, manutenção do placar, reforma dos banheiros e vestiários.

27 de julho de 2021

Mutirão de entrega de quase 4 mil RGs nos PACs acontece sábado

Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação.

26 de julho de 2021