fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

‘Plano de cirurgias ortopédicas’ beneficia 76 pacientes

As cirurgias equivalem a um aumento de quase 70% do que era previsto pela SES-AM. A meta do plano é reduzir as hospitalizações e as taxas de ocupação nas unidades.

4 de novembro de 2020

Compartilhe

O propósito é beneficiar 180 pacientes em 30 dias de plano. (Foto: Divulgação)

Os três grandes Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da capital – João Lúcio Machado, Platão Araújo e 28 de Agosto – realizaram 76 cirurgias ortopédicas durante a primeira semana do plano de “Giro de Leitos – 30 dias”, que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), como parte do plano de contingência montado pelo Governo do Amazonas para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que trabalha na reorganização da rede com o aumento no número de leitos.

Com isso, a SES-AM pretende potencializar a resolutividade dos atendimentos que mais exercem pressão sobre os prontos-socorros, reduzindo as hospitalizações e as taxas de ocupação nessas unidades, realizando esses procedimentos em um horário diferenciado, além do que já é rotina do hospital.

As 76 cirurgias realizadas equivalem a um aumento de quase 70% do que era previsto pela SES-AM nesse início do planejamento. Os dados foram apresentados durante a reunião de avaliação com a equipe da secretaria, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), nessa terça-feira (3).

De acordo com o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, o objetivo da reunião foi avaliar se as metas haviam sido alcançadas e quais ajustes serão necessários para melhorar o plano na segunda semana de execução. “Nós atingimos o objetivo da primeira semana, que era realizar uma média de três cirurgias por dia em cada pronto-socorro da cidade de Manaus; por dia, nós fizemos por volta de 9 ou 10 procedimentos de cirurgia ortopédica. Nós estamos avançando”, afirmou.

Marcellus destaca que, por ser um plano de 30 dias, haverá encontros semanais para que o propósito de beneficiar 180 pacientes seja cumprido. “Todos esses dados estão sendo compilados em dashboard, um banco de dados para que nós possamos entender o problema da ortopedia aqui no Estado do Amazonas e, ao mesmo tempo, prepararmos um plano de ação de 90 dias, depois de um ano, para evitar que isso volte a ocorrer”, disse.

Cirurgias noturnas

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, explica que, para o plano, as salas cirúrgicas dos três HPSs são utilizadas no período noturno para a realização das cirurgias ortopédicas de segundo tempo, ou seja, quando deixam de ter perfil de urgência e emergência e podem ser programadas. O uso das salas nesse horário permite que os espaços sejam aproveitados em um horário que, até o início do plano, ficava ocioso.

A secretária também falou sobre o andamento do planejamento. “Identificamos hoje que na primeira semana nós iríamos realizar 45 cirurgias, mas ultrapassamos a meta. Conseguimos chegar a 76 cirurgias já realizadas, com uma alta desses pacientes de 24 a 48 horas no pós-operatório, e até agora consideramos que o projeto está sendo realizado com eficácia”, ressaltou a secretária.

Reforço

As unidades foram reforçadas com recursos humanos, equipamentos e insumos. A SES-AM contratou de forma temporária, pelo período de 30 dias, 85 técnicos de enfermagem para reforçar o quadro das três unidades.

Também foram adquiridos materiais, como perfuradores, e houve reforço no abastecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), indispensáveis para a realização dos procedimentos.

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021