fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação/SES-AM)

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Hospital Israelita Albert Einstein (Hiae) e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) envolvidas no PlanificaSUS, estão, desde segunda-feira (20/09),  na região do Baixo Amazonas, com a missão de desenvolver a fase 2 do projeto. Com foco no estado para a regionalização da saúde, o projeto busca a organização da rede com a finalidade de integrar a Atenção Primária em Saúde (APS) à Atenção Ambulatorial Especializada. Na nova fase, o foco é para a rede materno-infantil.

“O PlanificaSUS ajuda a dar um passo em qualificar a atenção básica em cada um dos municípios e organiza os fluxos de acesso do público materno-infantil na atenção de média complexidade, sendo o Baixo Amazonas a região prioritária para que possamos avançar na regionalização, começando pelo grupo de gestantes e crianças até os dois anos de idade”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Nesta sexta-feira (24/09) acontecerá o workshop de abertura da Fase 2 do PlanificaSUS, com vistas ao planejamento das ações relativas ao triênio 2021-2023. O evento contará com a participação do secretário executivo de Assistência ao Interior, Cassio Espírito Santo.

Workshop 

Intitulado “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde”, o workshop acontece no auditório do Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, em Parintins, com a presença dos secretários municipais de saúde dos municípios do Baixo Amazonas, dos grupos condutores e das áreas técnicas estadual e municipal.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, o workshop é para firmar o compromisso entre a região do Baixo Amazonas, estabelecendo competências e responsabilidades na linha materno-infantil em cada município. “O PlanificaSUS traz como principal objetivo o fomento, a ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada”, ressalta.

As equipes iniciaram as visitas no município de Parintins realizando um diagnóstico das unidades de saúde com foco na atenção materno-infantil. No Hospital Padre Colombo, as equipes avaliaram a capacidade instalada da unidade e os processos de trabalho referentes ao parto e nascimento.

As visitas seguem pelos municípios de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués, acompanhados dos profissionais da Rede Cegonha, que estão com a missão de qualificar a metodologia de trabalho realizada nas unidades de saúde do Baixo Amazonas.

Os cinco municípios que integram a região foram escolhidos para receber o projeto-piloto do PlanificaSUS no estado.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conass e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto visa a organização e a integração em rede da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada junto aos estados e municípios.

PlanificaSUS

No Amazonas, o PlanificaSUS é uma das estratégias da gestão estadual para promover o processo de regionalização da saúde, fortalecendo a saúde nos municípios e descentralizando a atenção especializada da capital para o interior.

O PlanificaSUS foi lançado em 2019, e a região do Baixo Amazonas foi escolhida para a implantação do projeto-piloto. Na primeira fase foram realizados workshops, oficinas tutoriais e cursos curtos para profissionais dos serviços de atenção primária e especializada, gestão, além dos serviços relacionados à linha de cuidado prioritária.

Em decorrência da  pandemia de Covid-19, as ações do PlanificaSUS foram suspensas em 2020 e retomadas neste momento em os municípios apresentam baixa incidência de novos casos de Covid-19.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021