fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos no enfrentamento à Covid no AM

Operação Sangria apura fraudes e superfaturamento em contratos relacionados ao enfrentamento da pandemia.

2 de junho de 2021

Compartilhe

Contratos da SES-AM são investigados (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou hoje (2) a quarta fase da Operação Sangria, por meio da qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos.

A ação da Polícia Federal cumpriu 25 mandados judiciais, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária. A Operação Sangria cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em Manaus (AM), um deles na casa do governador Wilson Lima (PSC), e os outros dois em Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Leandro Almada, informou que cinco dos seis mandados de prisão temporária foram cumpridos, nesta quarta-feira (2). Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.

Em coletiva de imprensa na Superintendência Regional da PF no Amazonas, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, Almada não revelou os nomes dos investigados presos e nem qual prisão temporária faltava ser cumprida. Um dos alvos da Operação Sangria, o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, encontrava-se em viagem de interesse particular. Em nota, a SES-AM informou que o titular da pasta retornou a Manaus “quando tomou conhecimento da operação para se apresentar à Polícia Federal e prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Extraoficialmente, os presos na operação são Sérgio José Silva Chalub, proprietário da Líder Serviços de Apoio de Saúde (LTDA), Rafael Garcia da Silveira, da empresa Prime (nome fantasia), Frank Andrey Gomes de Abreu e Carlos Henrique Alecrim John, donos da Norte Serviços Médicos.

**Matéria atualizada às 15h para atualizar informações repassadas na coletiva de imprensa da PF

Texto: Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021