fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Pesquisadores da Fiocruz alertaram sobre colapso no sistema de saúde

A nota ainda previa que a tendência de alta na incidência da doença desde o início de novembro iria encontrar um sistema de saúde menos preparado para atender à demanda.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

Sistemas de saúde pública e privadas podem entrar em colapso afirma nota da Fiocruz (Foto: Divulgação)

No início deste mês, os pesquisadores da Fiocruz publicaram uma nota técnica alertando a sociedade sobre um possível colapso no sistema de saúde nas regiões metropolitanas do Brasil.

De acordo com o texto, o aumento dos casos e internações por Covid-19 em vários estados, desde o início de novembro, deveria ter feito as autoridades acenderem o sinal vermelho.

Mais festas x menos leitos

A nota ainda previa que a tendência de alta na incidência da doença desde o início de novembro iria encontrar um sistema de saúde menos preparado para atender à demanda por leitos de enfermarias e UTIs.

A possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos, segundo os pesquisadores, é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias.

Monitora Covid-19

A Nota Técnica O fim do ciclo de interiorização, a sincronização da epidemia e as dificuldades de atendimento nos hospitais, desenvolvida pela equipe de pesquisa do MonitoraCovid-19, alerta que no fim do ano a maior movimentação de pessoas “sem cuidados devidamente adequados e sem manutenção do isolamento social”, agravará um quadro composto por “desmobilização de leitos extras dos hospitais de campanha; a ocupação de leitos por outros problemas de saúde que ficaram represados durante o avanço da epidemia de Covid-19.

Os pesquisadores elencaram fatores como a maior circulação de pessoas; as dificuldades de identificação de casos e contatos devido à baixa testagem; e o relaxamento dos cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e higiene” como determinantes para o cenário de colapso dos sistemas de saúde.

Reportagem: Daniela Tipiti com informações da assessoria de imprensa

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022