fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Pesquisa de profissionais da FCecon avalia segurança de pacientes

A pesquisa marca, em dezembro de 2020, o fim do projeto Paciente Seguro, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

7 de dezembro de 2020

Compartilhe

Em abril de 2019, a FCecon foi uma das escolhidas para participar do projeto Paciente Seguro (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste mês de dezembro, uma pesquisa para avaliar a cultura de segurança do paciente na visão dos servidores da unidade.

O levantamento marca o fim do projeto nacional Paciente Seguro, do qual a Fundação faz parte, e vai compor um planejamento na área para o ano de 2021.

 Por meio de um formulário on-line, os profissionais de saúde da Fundação devem informar, até 15 de dezembro, sua visão sobre a segurança do paciente na unidade, explica a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da FCecon, enfermeira Marielle Martins.

 “É com essa percepção que queremos traçar um planejamento para o próximo ano”, afirma Marielle Martins.

Com base no levantamento, é também objetivo da ação levar a mudança da cultura de segurança para todos os setores, e não somente de forma individual. Novas rotinas e protocolos sugeridos pelos funcionários serão avaliados pelo NSP, como melhoria para a instituição.

Paciente Seguro

A pesquisa marca, em dezembro de 2020, o fim do projeto Paciente Seguro, que é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

 A iniciativa visa prevenir situações de risco aos pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento, bem como a diminuição de custos com tempo de internação.

 A FCecon implementa protocolos de segurança do paciente desde 2014, como os de higiene das mãos, redução de riscos de quedas e lesão por pressão, uso racional de medicamentos, cirurgia segura e identificação do paciente.

Em abril de 2019, a FCecon foi uma das escolhidas para participar do projeto Paciente Seguro e desenvolveu, até este ano, diversas ações sobre a temática.

 “Foram orientações de como realizar as ações, dados estatísticos consolidados, preenchimento de relatórios mensais para que as equipes fizessem parte da mudança. Esse foi o principal objetivo do projeto, de auxiliar o Núcleo a implementar esses protocolos com a equipe da ponta”, avalia a responsável pelo NSP.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021