fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Índice de mortes no trânsito de Manaus ainda é desafio a ser superado

Só em 2019, os óbitos no trânsito em Manaus representaram 44,5% do total de vítimas. Uma taxa maior do que os 100 maiores municípios brasileiros pesquisados.

30 de abril de 2021

Compartilhe

Motociclistas lideram e são as maiores vítimas fatais no trânsito (Foto: Reprodução)

Em 2019, Manaus apresentou uma taxa de óbitos no trânsito maior que a média dos cem maiores municípios do Brasil. Esse índice colocou a capital do Amazonas na 53ª classificação no estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM), que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro.

Manaus registrou 236 óbitos no trânsito em 2019, número maior que os registrados em 2009.

A maior parte dos óbitos no trânsito no município envolveu motociclistas: 105 óbitos, o que representa 44,5% do total de vítimas no trânsito em 2019, seguido de pedestres, usuários de automóvel, ciclistas, caminhão e ônibus.

Taxa de homicídios é elevada

Ainda segundo o levantamento, que analisa indicadores da última década, o número de homicídios saltou de 748, em 2009, para 1.076, em 2019, o que representa uma variação de 43,9% no período. 

Em 2019, as principais vítimas dos homicídios foram homens (92,6%), negros ou pardos (87,9%) e jovens (59,9%).

As mortes no trânsito e o número de homicídios colocaram Manaus na 96% classificação no ranking (de 100 municípios analisados), chegando próximo ao último lugar no indicador “segurança”, um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Sobre a pesquisa

O estudo feito com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população, analisa a evolução de 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.  

Na classificação, o primeiro colocado é o que melhor oferta o serviço e o que recebe a maior pontuação é considerado ruim na prestação do serviço. 

A pesquisa pode ser conferida no site Desafio dos Municípios.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

BR-319: audiência pública deve discutir a continuidade da obra

Audiência terá início às 18h e será realizada presencialmente no Centro de Convenções Vasco Vasques e transmitida virtualmente a partir do auditório do DNIT, em Brasília.

27 de setembro de 2021

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021