fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Índice de mortes no trânsito de Manaus ainda é desafio a ser superado

Só em 2019, os óbitos no trânsito em Manaus representaram 44,5% do total de vítimas. Uma taxa maior do que os 100 maiores municípios brasileiros pesquisados.

30 de abril de 2021

Compartilhe

Motociclistas lideram e são as maiores vítimas fatais no trânsito (Foto: Reprodução)

Em 2019, Manaus apresentou uma taxa de óbitos no trânsito maior que a média dos cem maiores municípios do Brasil. Esse índice colocou a capital do Amazonas na 53ª classificação no estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM), que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro.

Manaus registrou 236 óbitos no trânsito em 2019, número maior que os registrados em 2009.

A maior parte dos óbitos no trânsito no município envolveu motociclistas: 105 óbitos, o que representa 44,5% do total de vítimas no trânsito em 2019, seguido de pedestres, usuários de automóvel, ciclistas, caminhão e ônibus.

Taxa de homicídios é elevada

Ainda segundo o levantamento, que analisa indicadores da última década, o número de homicídios saltou de 748, em 2009, para 1.076, em 2019, o que representa uma variação de 43,9% no período. 

Em 2019, as principais vítimas dos homicídios foram homens (92,6%), negros ou pardos (87,9%) e jovens (59,9%).

As mortes no trânsito e o número de homicídios colocaram Manaus na 96% classificação no ranking (de 100 municípios analisados), chegando próximo ao último lugar no indicador “segurança”, um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Sobre a pesquisa

O estudo feito com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população, analisa a evolução de 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.  

Na classificação, o primeiro colocado é o que melhor oferta o serviço e o que recebe a maior pontuação é considerado ruim na prestação do serviço. 

A pesquisa pode ser conferida no site Desafio dos Municípios.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021