fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Período chuvoso no AM propaga maior circulação de vírus respiratórios

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o aumento de casos de Síndrome Gripal ocorre principalmente por Influenza A.

11 de dezembro de 2021

Compartilhe

População deve buscar atendimento médico se os sintomas se intensificarem (Foto: Divulgação)

O Amazonas enfrenta sazonalidade para circulação de vírus respiratórios durante o período chuvoso no estado. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta para a manutenção das medidas que previnem contra a transmissão de vírus respiratórios e compõem a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Além disso, de acordo com a secretária de Assistência da Capital, Adriana Elias, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta caso sinta sintomas gripais e buscar atendimento médico em unidade de saúde mais próxima dependendo da gravidade dos sintomas.

“Caso venha a sentir febre, dores no corpo de forma leve, corizas, procure inicialmente uma unidade básica mais próxima da sua casa, do seu trabalho. Caso esse quadro seja um pouco mais severo, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, procurar serviço de pronto atendimento ou uma UPA”, destaca Adriana.

Somente em novembro, segundo a FVS-RCP, foram registrados 501 casos notificados para SRAG. Também foram registrados outros 140 casos identificados de Influenza A (H3N2) em amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), provenientes de monitoramento da Vigilância em Saúde em unidades de saúde de Manaus.

Outros vírus que foram identificados em circulação no estado são Adenovírus, Bocavírus, Metapneumovírus, Parainfluenza 1, Parainfluenza 2, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o aumento de casos de Síndrome Gripal ocorre principalmente por Influenza A.

“Até maio do ano que vem, vamos enfrentar esse tipo de ocorrência por causa do aumento de circulação de vírus respiratórios. Por conta disso, a FVS-RCP lembra a todos a importância de manter as medidas contra a Covid-19 que também são úteis para conter a transmissão de vírus respiratórios”, destaca Tatyana.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022