fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Compartilhe

PcDs precisam apresentar documentos para conseguir gratuidade na partida desta quinta-feire entre Vasco e Guarani (Foto: Maurício Neto/Faar)

As Pessoas com Deficiência (PcDs) terão acesso gratuito à Arena da Amazônia, na noite desta quinta-feira (19), para o jogo entre Guarani e Vasco da Gama, pela Série B do Brasileirão, conforme prevê a Lei Nº 241/2015. A norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante da PcD pague 50% do valor do ingresso cobrado.

“Estaremos cumprindo a lei estadual. A Arena da Amazônia está preparada para receber pessoas com mobilidade limitada, deficientes visuais, obesos, além de possuir piso tátil de acordo com as normas de acessibilidade, atendendo à todas as Pessoas com Deficiência”, destacou o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira.

O venezuelano José Gregório Salazar Toledo, que é deficiente auditivo, destacou a paixão que tem por futebol. Ele assistiu ao jogo entre Brasil e Uruguai no estádio, no ano passado, e neste ano pretende acompanhar a partida da Série B, no Brasileirão. “Assistir esse jogo de perto será muito especial. Estou há quatro anos em Manaus e até o momento só consegui ver o jogo da Seleção Brasileira, agora terei a oportunidade de acompanhar Vasco e Guarani”, escreveu Toledo, por meio de um aplicativo de mensagens.

O artigo 16, do capítulo 2 da Lei, diz que “fica instituída a gratuidade para pessoas com deficiência e meia-entrada para seu acompanhante nos eventos em salas de cinema, em espetáculos de teatro e circo, em museus, parques e eventos educativos, esportivos, de lazer, culturais e similares”. Ela também assegura que os acompanhantes de PcDs pague o correspondente a 50% do valor do ingresso cobrado.

As PcDs terão acesso gratuito ao jogo da Série B, desde que apresentem nas catracas de entrada o RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que atestem a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos, tais como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O acompanhante da PcD precisa comprar o ingresso na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro de Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022