fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Parque das Tribos recebe oficina para reaproveitamento de resíduos sólidos

A Semmas deu início às suas oficinas na comunidade Parque das Tribos, por existir um índice de descarte irregular de resíduos sólidos nas proximidades.

2 de agosto de 2021

Compartilhe

Prefeitura de Manaus realizou a “Oficina de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos”, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste da cidade durante todos os dias da semana passada. As ações fazem parte do “Semmas Mais”, realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). 

Além de estimular a coleta seletiva e o reaproveitamento de resíduos para a confecção de bolsas a partir da matéria-prima de caixa de leite, as oficinas também contribuem para a geração de renda dos participantes, já que eles podem comercializar os produtos que aprenderam a confeccionar.

De acordo o titular da Semmas, Antônio Ademir Stroski, o órgão ambiental deu início às suas oficinas na comunidade Parque das Tribos, por existir um índice de descarte irregular de resíduos sólidos nas proximidades.

“A Semmas terá uma agenda anual com diversas oficinas para trabalhar com a comunidade Parque das Tribos, conforme determinação do prefeito David Almeida. E são os próprios comunitários que vão atrás desses materiais para as ações serem realizadas”, disse.

Segundo Antônio Stroski, as oficinas também vão se expandir para outras comunidades, a fim de ajudar na preservação do meio ambiente.

SemmasMais

A “Semmas Mais” tem o objetivo de ampliar o acesso aos conteúdos das oficinas e formações ambientais. Essas ações começaram de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, e, agora, com o avanço da vacinação em Manaus, aos poucos estão sendo realizadas presencialmente nas comunidades.

Resíduos

Outra ação ambiental já está programada para acontecer no Parque das Tribos no mês de agosto.  Dessa vez será educativa, de retirada de resíduos sólidos e perigosos na área da comunidade, além de promover a conscientização dos comunitários sobre o tempo de decomposição desses materiais na natureza, segundo informou o chefe da Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas, Raimundo Araújo.

“Essa é uma ação feita com a comunidade. Uma sensibilização sobre o descarte. Vamos recolher garrafas, caixas, alguns materiais que dão para reutilizar. Muitos deles serão lavados, higienizados e faremos o reaproveitamento desses materiais, confeccionando alguma arte nesse sentido. E futuramente a Semmas realizará uma oficina de decupagem de garrafa de vidro”, informou Raimundo Araújo.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021