fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Pandemia: livro de poemas escrito por alunos da rede pública vira documentário

“Declamações” é gravado em pontos turísticos de Manaus e tem vídeos disponibilizados no YouTube, no canal “Estudando e Pesquisando”.

4 de outubro de 2021

Compartilhe

Participam de “Declamações” todos os alunos autores de “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena” (Foto: Divulgação)

Um ano e seis meses após o lançamento do livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”, os estudantes da Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber estão levando os poemas que compõem a coletânea a um novo formato: o de minidocumentário. Conduzidos pelos professores Marcelo Silva e Erilda Duarte, eles iniciaram o projeto “Declamações”, uma série de vídeos que mostram os pequenos autores recitando seus textos autorais.

A iniciativa está disponível no YouTube, no canal “Estudando e Pesquisando”. O objetivo é que, ao longo das próximas postagens, sejam disponibilizados vídeos de todos os poemas que integram “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”.

Até o momento, já podem ser conferidas as declamações “O valor de uma vida”, “Economia mundial”, “Eu quero meus coroas vivos” e “Flexibilização da quarentena”, das alunas Juliany Mitouzo, Yasmin Pacheco, Ana Cecília e Glenda Thais, respectivamente.

“A ideia do documentário surgiu da necessidade de trabalhar a declamação de poemas [por isso o título ‘Declamações’]. Pretendemos continuar trabalhando com este projeto nos próximos anos, mas queremos não somente ensinar os alunos a construírem seus poemas. Queremos também trabalhar a declamação de cada um deles, visto que o poema é o texto escrito, e a poesia é a emoção e o encanto que se originam dele”, destacou Marcelo Silva.

O educador acredita que os episódios gravados das declamações podem servir de um rico material pedagógico e continuar ajudando os estudantes que seguirão na unidade escolar. “Além disso, será uma mídia que poderá ser usada para trabalhar o processo de leitura com toda a classe”, frisou.

Poesia falada

Participam de “Declamações” todos os alunos autores de “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”. Cada episódio é gravado em algum ponto turístico de Manaus, respeitando todos os protocolos de segurança e em consentimento da direção escolar, dos familiares e também da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), responsável pela Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber.

A estudante Yasmin Pacheco, do 5º ano do Ensino Fundamental, adorou a experiência de declamar, em vídeo, o seu poema “Economia mundial”. “Participar da produção desse minidocumentário me ajudou a transmitir de modo claro as minhas ideias e sentimentos por meio da leitura”, disse.

Assim como o livro de poemas incentivou os alunos da unidade a se interessarem pelo gênero textual, a estudante Glenda Thais defende que “Declamações” terá o mesmo efeito. “Tenho certeza que o nosso minidocumentário será usado para auxiliar outras crianças no desenvolvimento da leitura”, concluiu.

Além do canal no YouTube, os vídeos podem ser conferidos, também, no Facebook e no Instagram oficiais da unidade (@wilmageber) e das turmas (@estudandoepesquisando). “Já finalizamos quatro episódios e começamos a publicá-los nestas contas. Até o final do ano, continuaremos postando os demais. Estamos gravando uma média de um [episódio] por semana”, acrescentou Marcelo Silva.

Repercussão

Lançado no ano passado, o livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena” trouxe bons frutos à Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber. Professores de outras unidades da rede estadual, como o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, adquiriram a coletânea de poemas e o grupo foi convidado para gravar diversas entrevistas, inclusive um especial para o programa “Cemeando”, promovido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

“Também fomos chamados pela direção do Ceti Elisa Bessa para participar da feira literária ‘Semana do Livro e da Biblioteca’, que acontecerá em novembro, e uma escritora local requisitou e gravou uma entrevista com dois de nossos alunos escritores. O livro passou ainda a ser usado pelos professores em trabalhos pedagógicos envolvendo a literatura infantil, e os demais alunos começaram a se interessar mais pelo gênero textual do poema, a partir da publicação dos seus colegas”, finalizou o professor.

Nova edição

Após o sucesso da obra de poemas, Marcelo Silva e os estudantes envolvidos trabalham, agora, em uma continuação, intitulada “Pandemia: Antologia Poética de Uma Esperança”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021