fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Pandemia derruba a produção e venda de motocicletas no País

A queda de 85% é ligeiramente maior em maio que no mês de abril, quando foram produzidas somente 1.479 unidades, ou seja, uma queda de 90% de motocicletas.

11 de junho de 2020

Compartilhe

Produção de Motos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Foto: Moto Honda.

Veículo que ganhou grande importância durante a pandemia, ligando comerciantes e consumidores através do sistema de delivery, a motocicleta sumiu das concessionárias. Em abril, as montadoras de todo o Pais lançaram somente 1.479 unidades no mercado, cerca de 90% menos que a média mensal registrada antes da quarentena.

Em maio, esse número cresceu, mas ainda ficou bem abaixo que o normal. A produção de motocicletas no País foi de 14.609 unidades, representando uma queda de 85,5% em comparação ao mesmo mês de 2019, quando foram produzidas 100.998 unidades. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano foram fabricadas 313.687 motocicletas, uma redução de 33,1% na comparação com o mesmo período de 2019, que foi de 468.984 unidades.

“A produção somente começou se recuperar na primeira quinzena de maio, com o retorno de aproximadamente metade das fábricas que estavam paradas por conta da pandemia de Covid-19. Os dados de maio refletem essa retomada gradual de atividades do setor e apontam para tendência de uma nova melhora no comparativo mensal de produção em junho”, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Reflexo nas vendas

Mas o aumento da produção ainda não impactou as vendas. Foram comercializadas somente 29.192 unidades em maio, 70,2% menos em relação ao registrado no mesmo mês de 2019. “É importante destacar que devido à paralisação dos Detrans de diversas cidades, existe um volume de motocicletas vendidas que ainda não foi emplacado, ou seja, registrado como venda”, ressaltou o presidente da Abraciclo.

O setor de exportação de motocicletas também está sofrendo com a pandemia. No mês passado, foram exportadas apenas 236 unidades. Retração de 44,6% na comparação com abril, e de 92,7% se levadas em consideração as 3.232 motocicletas embarcadas para o exterior no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as exportações somaram 7.487 unidades, representando uma queda de 57,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 17.538 unidades exportadas.

Fonte: Agência Brasil.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021