fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Pandemia derruba a produção e venda de motocicletas no País

A queda de 85% é ligeiramente maior em maio que no mês de abril, quando foram produzidas somente 1.479 unidades, ou seja, uma queda de 90% de motocicletas.

11 de junho de 2020

Compartilhe

Produção de Motos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Foto: Moto Honda.

Veículo que ganhou grande importância durante a pandemia, ligando comerciantes e consumidores através do sistema de delivery, a motocicleta sumiu das concessionárias. Em abril, as montadoras de todo o Pais lançaram somente 1.479 unidades no mercado, cerca de 90% menos que a média mensal registrada antes da quarentena.

Em maio, esse número cresceu, mas ainda ficou bem abaixo que o normal. A produção de motocicletas no País foi de 14.609 unidades, representando uma queda de 85,5% em comparação ao mesmo mês de 2019, quando foram produzidas 100.998 unidades. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano foram fabricadas 313.687 motocicletas, uma redução de 33,1% na comparação com o mesmo período de 2019, que foi de 468.984 unidades.

“A produção somente começou se recuperar na primeira quinzena de maio, com o retorno de aproximadamente metade das fábricas que estavam paradas por conta da pandemia de Covid-19. Os dados de maio refletem essa retomada gradual de atividades do setor e apontam para tendência de uma nova melhora no comparativo mensal de produção em junho”, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Reflexo nas vendas

Mas o aumento da produção ainda não impactou as vendas. Foram comercializadas somente 29.192 unidades em maio, 70,2% menos em relação ao registrado no mesmo mês de 2019. “É importante destacar que devido à paralisação dos Detrans de diversas cidades, existe um volume de motocicletas vendidas que ainda não foi emplacado, ou seja, registrado como venda”, ressaltou o presidente da Abraciclo.

O setor de exportação de motocicletas também está sofrendo com a pandemia. No mês passado, foram exportadas apenas 236 unidades. Retração de 44,6% na comparação com abril, e de 92,7% se levadas em consideração as 3.232 motocicletas embarcadas para o exterior no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as exportações somaram 7.487 unidades, representando uma queda de 57,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 17.538 unidades exportadas.

Fonte: Agência Brasil.

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021