fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Painéis luminosos instalados na ‘Bola das Letras’ prejudicam motoristas

Excesso de luminosidade podem causar acidentes. Legislação municipal proíbe "engenhos" publicitários num raio de 250 metros de rotatórias e motoristas cobram ação do Implurb.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Implurb ficou de se manifestar sobre o caso (Foto: Reprodução)

Apesar de o Plano Diretor de Manaus proibir a instalação dos chamados “engenhos publicitários” como outdoor, painéis de led, balões infláveis, entre outros, num raio inferior a 250 metros de rotatórias, motoristas foram surpreendidos esta semana com painéis luminosos no entorno da rotatória da “Bola das Letras”, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

E o que é mais grave, com a exibição de peças institucionais da própria Prefeitura.

A denúncia foi feita por um leitor do portal RealTime1 que, nesta terça-feira, encaminhou um vídeo para a redação onde é possível ver o excesso de luminosidade emitida pelos painéis que, além de desviar a atenção de motoristas podem provocar acidentes no local, um entroncamento de grande fluxo de veículos.

O que diz a legislação municipal?

A Legislação Urbanística Municipal, revisada e atualizada pela atual administração do Implurb, que trata do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, em seu artigo 69, inciso XV, diz o seguinte:

“Fica expressamente proibido a instalação de engenhos publicitários em rotatórias no raio de 250 (duzentos e cinquenta) metros, a partir do eixo central da circunferência das mesmas”. (Redação dada pela Lei Complementar nº 009/2016).

Clique aqui para acessar a íntegra da legislação.

Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus (Foto: Reprodução)

Implurb disse que vai analisar o caso

A denúncia foi encaminhada para a assessoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão da Prefeitura responsável pela fiscalização das publicidades em espaços públicos. Assim que tivermos retorno, a matéria será atualizada.

O assunto foi tema de comentário do RT1 Notícias, da TV RealTime1 sobre o assunto:

Da redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022