fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Painéis luminosos instalados na ‘Bola das Letras’ prejudicam motoristas

Excesso de luminosidade podem causar acidentes. Legislação municipal proíbe "engenhos" publicitários num raio de 250 metros de rotatórias e motoristas cobram ação do Implurb.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Implurb ficou de se manifestar sobre o caso (Foto: Reprodução)

Apesar de o Plano Diretor de Manaus proibir a instalação dos chamados “engenhos publicitários” como outdoor, painéis de led, balões infláveis, entre outros, num raio inferior a 250 metros de rotatórias, motoristas foram surpreendidos esta semana com painéis luminosos no entorno da rotatória da “Bola das Letras”, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

E o que é mais grave, com a exibição de peças institucionais da própria Prefeitura.

A denúncia foi feita por um leitor do portal RealTime1 que, nesta terça-feira, encaminhou um vídeo para a redação onde é possível ver o excesso de luminosidade emitida pelos painéis que, além de desviar a atenção de motoristas podem provocar acidentes no local, um entroncamento de grande fluxo de veículos.

O que diz a legislação municipal?

A Legislação Urbanística Municipal, revisada e atualizada pela atual administração do Implurb, que trata do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, em seu artigo 69, inciso XV, diz o seguinte:

“Fica expressamente proibido a instalação de engenhos publicitários em rotatórias no raio de 250 (duzentos e cinquenta) metros, a partir do eixo central da circunferência das mesmas”. (Redação dada pela Lei Complementar nº 009/2016).

Clique aqui para acessar a íntegra da legislação.

Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus (Foto: Reprodução)

Implurb disse que vai analisar o caso

A denúncia foi encaminhada para a assessoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão da Prefeitura responsável pela fiscalização das publicidades em espaços públicos. Assim que tivermos retorno, a matéria será atualizada.

O assunto foi tema de comentário do RT1 Notícias, da TV RealTime1 sobre o assunto:

Da redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022