fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

PAC’s emitirão documentos aos sábados durante o mês de Outubro

A ação que teve início nesse sábado (3), com a abertura dos PAC's da Zona Leste faz parte do programa "PAC Alternativo". O atendimento acontece de 9h às 12h.

5 de outubro de 2020

Compartilhe

A emissão de documentos nos PAC's aos sábados vai durar todo o mês de outubro. (Foto: Divulgação)

Durante o mês de outubro, as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s) atenderão aos sábados por meio do programa “PAC Alternativo”. A ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) começará no dia 3 de outubro, abrindo os espaços de cidadania da zona leste da capital (PAC Leste e PAC São José) para a população.

O atendimento funcionará das 9h às 12h, com encaminhamento para Certidão de Nascimento e emissão de 1ª e 2ª vias de RG. Serão 100 senhas distribuídas em cada PAC. O objetivo da Sejusc é estender os serviços nas zonas mais populosas da capital. No dia 17 de outubro, as atividades se concentram na zona norte, nos PAC’s Sumaúma e Via Norte. Em seguida, no dia 31 de outubro, é a vez das zona oeste e centro-oeste por meio dos PAC’s Alvorada e Compensa.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou a importância do PAC como serviço de cidadania do Governo do Estado para o cidadão amazonense. Ele acrescenta que o “PAC Alternativo”, assim como os serviços nos dias úteis, seguirá todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como distanciamento e aferição de temperatura em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o secretário executivo de Cidadania da Sejusc, Joel Silva, o horário estendido nos PAC’s, aos sábados, é uma forma de suprir a demanda acumulada, enquanto as atividades ficaram suspensas.

“Sabemos que passamos alguns meses, quase três meses de pandemia com os PAC’s suspensos. Então, isso ocasionou realmente uma demanda bem acentuada. O PAC Alternativo vai justamente atender essas demandas reprimidas e também aquele público que não tem tempo nos dias úteis, de segunda a sexta, como operários e colaboradores que não conseguem nesses dias”.

Estreia – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste. Desde 2006, quando os atendimentos passaram a ser quantificados, até dezembro de 2019, já foram realizados mais de 38 milhões de atendimentos em todo o Amazonas.

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022