fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Novos leitos para Covid-19 são abertos no Delphina Aziz e total chegará a 438

A ativação de novos leitos exclusivos para Covid-19 tem como objetivo ampliar a oferta de assistência para pacientes com a doença no hospital, que é referência no atendimento

25 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Diego Peres/Secom e Arthur Castro/Secom)

O governador Wilson Lima esteve, nesta terça-feira (25), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz para acompanhar a abertura de mais 56 leitos de enfermaria exclusivos para casos de Covid-19.

Com a ativação de mais leitos para Covid-19, o Delphina Aziz passará a ter 276 leitos, sendo 196 clínicos e 80 UTIs, dedicados ao atendimento de pacientes com a doença. No total, serão 438 leitos ativos, dos quais 162 para outras causas.

“Nossa preocupação e o nosso desafio são fazer com que essa unidade continue atendendo outras especialidades. É tanto que hoje nós estamos voltando com os serviços de cardiologia e de endoscopia. Estamos também trabalhando com atividade de reabilitação daquelas pessoas que estão com sequelas da Covid, estamos realizando cirurgias e também exames”, ressaltou o governador.

A ativação de novos leitos exclusivos para Covid-19 tem como objetivo ampliar a oferta de assistência para pacientes com a doença no hospital, que é referência nesse atendimento, diante da recente alta do número de casos provocados pela variante Ômicron.

Ele também anunciou que, a partir de 1⁰ de fevereiro, mais 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade serão ativados especificamente para o tratamento de pacientes com a doença.

Cirurgias, consultas e exames

Lançados pelo governador Wilson Lima em setembro e outubro de 2021, os projetos Opera+, Examina+ e Consulta+ fazem parte do programa Saúde Amazonas e garantem redução do tempo de espera aos pacientes que tiveram seus procedimentos suspensos e adiados pela pandemia de Covid-19.

Entre os exames realizados no HPS Delphina Aziz estão: tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia e mamografia.

Já as consultas especializadas são realizadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, urologia e nutrição.

Para as cirurgias, os procedimentos que continuam sendo realizados no Delphina Aziz durante a pandemia são de herniorrafias inguinais e umbilicais, fimoses e lises de aderência prepucial, hidrocelectomias, varicocelectomias, frenotomias linguais, lise de sinéquia vulvar, e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados e outras).

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Presos do semiaberto podem ficar sem as ‘saidinhas’ a partir de junho

O projeto que acaba com as famosas saídas temporárias dos detentos do regime semiaberto será votado na Câmara no próximo mês, quando discutirá pautas da Segurança Pública.

28 de maio de 2022

Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do AM

Entre os cursos que podem ser viabilizados, estão os de mineração, manejo, pecuária, piscicultura, agricultura, biotecnologia, etc.

28 de maio de 2022

Na sexta-feira, mais de 5,7 mil famílias receberam Auxílio Enchente

Em todo o estado, 100 mil famílias receberão o Auxilio Estadual Enchente neste ano. Benefício é destinado às famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas dos rios.

28 de maio de 2022

Rio Preto da Eva recebe R$ 3,6 mi para recuperar sistema viário

Valor corresponde à primeira parcela de dois convênios firmados em abril deste ano, entre o governo e a prefeitura para a recuperação do sistema viário.

28 de maio de 2022

Cientistas fazem alerta na ‘Science’ sobre PL que ameaça terras indígenas

Cientistas de renomadas instituições brasileiras, entre elas o Inpa, escreveram carta na revista 'Science' alertando sobre projetos que prejudicam indígenas.

28 de maio de 2022

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022