O setor de imagens da FHAJ ganhou dois novos equipamentos de alta tecnologia que geram economia e reduzem impacto sobre o meio ambiente.
Os novos aparelhos geram economia e menos impactos ao meio ambiente (Foto: Divulgação)
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), reinaugurou nessa sexta-feira, o Setor de Imagem da unidade, que passou a contar com dois novos aparelhos de raio-X digital de alta tecnologia.
A chegada dos equipamentos permitirá uma economia anual de R$ 169 mil, valor utilizado na manutenção do equipamento anterior e na revelação química de imagens.
A instalação dos novos equipamentos representa uma modernização aguardada há mais de 17 anos. Entre os exames que passam a ser realizados, na unidade, estão raio-x de crânio, face, bacia, fêmur, colunas, entre outros.
“A substituição do equipamento antigo pelo atual digital gerou economia significativa e também diminuiu o risco aos profissionais, respeitando o princípio da sustentabilidade porque a revelação deixou de ser química para se digital”, destacou Ayllon Menezes, diretor do Hospital Adriano Jorge.
Ainda de acordo com o diretor, a oferta será ampliada e dará acesso a população à uma maior diversidade de exames.
Meio ambiente
O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, destacou, ainda, a redução do impacto ao meio ambiente. “Não vai gerar resíduo. Teremos apenas o consumo de energia, são ganhos de produtividade, principalmente para atender essa unidade e, também, muitas necessidades da rede como um todo”, ressaltou.
“Antes, os exames, eram feitos em películas radiográficas que se degrada somente após 300 anos. Hoje, os exames são totalmente digitais que a gente manipula a imagem de todas as formas, trabalhando com a parte de computador que você manda essa imagem, ela é trabalhada e visualizada por qualquer computador dentro da unidade”, acrescentou Marcos Lívio, gerente do Setor de Imagens do Adriano Jorge.