fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Nova Olinda do Norte: MP pede condenação da Amazonas Energia

Danos ao meio ambiente no município foram causados em razão do vazamento de mais de 30.000 litros de óleo diesel, proveniente do tanque da Usina Termoelétrica da empresa.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Fato ocorreu no dia 7 de agosto de 2017, causando poluição ambiental na nascente do Igarapé Uruçuncanga (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte, ajuizou Ação Civil Pública requerendo a condenação da Amazonas Energia por danos morais causados ao meio ambiente no município, em razão do vazamento de mais de 30.000 litros de óleo diesel, proveniente do tanque da Usina Termoelétrica da empresa.

O fato ocorreu no dia 7 de agosto de 2017, causando poluição ambiental na nascente do Igarapé Uruçuncanga.

Segundo o Promotor de Justiça Kleyson Nascimento, o óleo proveniente de um tanque da Usina Termoelétrica contaminou a água, o solo, e a vegetação de 2629 Km2, prejudicando os moradores do entorno devido ao odor forte, com risco de estender-se para outras áreas a jusante do corpo hídrico e causando poluição por degradação da qualidade ambiental e da biodiversidade.

Caso seja condenada ao pagamento de indenização patrimonial e extrapatrimonial, o valor vai ser destinado ao Fundo Estadual de Meio Ambiente do Amazonas, para ser utilizado em ações ambientais no interior do Amazonas.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

BR-319: audiência pública deve discutir a continuidade da obra

Audiência terá início às 18h e será realizada presencialmente no Centro de Convenções Vasco Vasques e transmitida virtualmente a partir do auditório do DNIT, em Brasília.

27 de setembro de 2021

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021