fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

No Dia do Uso Racional de Medicamentos, Semsa alerta sobre automedicação

Para a titular da pasta, Shádia Fraxe, a data é o momento oportuno para chamar a atenção sobre os perigos de usar medicamentos sem orientação de profissional habilitado.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Outras reações podem ser desencadeadas quando o medicamento interage com determinados alimentos (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta quarta-feira (5), tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre o perigo que o uso indiscriminado de medicamentos representa para a saúde.

Quem costuma usar remédios sem orientação adequada está sujeito a desenvolver intoxicações, processos alérgicos, dependência química e até agravar seu quadro de saúde.  Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a data é o momento oportuno para chamar a atenção sobre os perigos de usar medicamentos sem orientação de profissional habilitado.

“Muitas pessoas ignoram que a automedicação pode agravar seu estado de saúde e até resultar em internações hospitalares. Quando um médico indica um tratamento, avalia o paciente como um todo, até aqueles aspectos que para o usuário não estão diretamente relacionados ao seu estado de saúde”, assinala.

A automedicação pode ser compreendida pelo ato de adquirir um medicamento sem a indicação de um profissional qualificado para prescrevê-lo como é o caso dos médicos, odontólogos, veterinários e farmacêuticos, mas cada um desses profissionais obedece a uma legislação própria e para classes específicas de medicamentos. Há medicamentos que são de prescrição exclusiva de médicos, por exemplo.

Reações

Para a farmacêutica Luana Santana, que atua na Farmácia do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps) Sul da Semsa, a população, além de evitar o uso de um medicamento sem a orientação de um profissional de saúde, precisa observar com atenção as posologia com doses, horários e os dias indicados na prescrição para que o ciclo de tratamento se complete.

Intoxicação

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) indicam que no Brasil, em 2017, foram registrados 2.022 casos de intoxicação, dos quais 427 causados por medicamentos, número que fica logo atrás dos 466 casos de intoxicações causadas por animais peçonhentos.

Apesar de ter sido realizada em 2017, a pesquisa mostra a necessidade de sensibilizar a população sobre os riscos envolvidos quando as pessoas se automedicam.

Interações

Outras reações podem ser desencadeadas quando o medicamento interage com determinados alimentos, bebidas alcóolicas e até substâncias presentes em outras fórmulas medicamentosas. Há casos de superdosagem, quando a pessoa toma quantidades acima do recomendado, um problema recorrente causado pela automedicação.

Quando o medicamento tem tarjas (vermelha ou preta), o uso inadequado pode causar dependência química e física (síndrome de abstinência), além de também desencadear outras doenças. Há chance de desenvolver reações de hipersensibilidade principalmente alergias.

“Geralmente a pessoa pode desencadear desde um prurido ou uma coceira, uma vermelhidão, um aspecto de alto relevo da pele, um empolamento no rosto, no corpo, lábios, dos olhos, nariz. Quando essa reação alérgica é em maior intensidade pode, inclusive, desencadear um efeito mais forte como um fechamento de glote e, em casos extremos, a morte”, orienta a farmacêutica.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021