fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Nível do rio Negro bate a marca de 30 metros pela primeira vez na história

Nível das águas subiu 1 centímetro entre a sexta-feira e o sábado. Segundo previsão feita pela CPRM, rio tinha 80% de chances de chegar aos 30 metros neste ano.

5 de junho de 2021

Compartilhe

Nível do Rio Negro superou a marca de 30 metros neste sábado (Foto: Reprodução)

Depois de superar a marca histórica de 2012, o nível do rio Negro atingiu neste sábado (5), pela primeira vez na história, a marca de 30 metros, segundo medições do Porto de Manaus.

Pela medição, o nível das água subiu 1 centímetro entre a sexta-feira e o sábado. A subida confirma a previsão feita pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de que o rio teria 80% de chances de chegar a 30 metros antes de iniciar o processo de descida.

“Em termos de volume d´água, o fato do nível subir mais um ou dois centímetros impactaria muito pouco”, disse a pesquisadora da CPRM Luana Gripp, explicando que as medições comportam uma margem de erro de até cinco centímetros e que, tecnicamente, a elevação em mais dois ou três centímetros não acarretaria prejuízos mais graves que os já registrados.

Segundo a pesquisadora, a tendência agora é de estabilidade.

“Provavelmente, em termos de efeitos, a inundação que observaremos este ano é isso que já estamos vendo. Agora, é preciso destacar que, mesmo que o nível comece a baixar nos próximos dias, os impactos não vão cessar de um dia para o outro. Ainda demorará várias semanas, pois, no primeiro momento, a velocidade [da vazão] será lenta”, acrescentou Luana, destacando que, como o período de chuvas ainda se estenderá por mais alguns meses, imprevistos podem ocorrer.

No último domingo, o nível do Rio Negro atingiu o nível histórico de 29,97 metros e superou o recorde de 2012.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021