fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Compartilhe

Vice-prefeito de Manaus disse que a cratera foi negligenciada pela última gestão (Foto: Osmar Neto / Seminf)

Para evitar o comprometimento da via, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira (23) a avaliação de uma cratera de mais de 20 metros quadrados na avenida Brasil, causada por uma construção irregular sobre uma rede de drenagem. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, esteve no local acompanhado de sua equipe técnica e membros do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Defesa Civil.

Segundo Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista no sentido bairro/Centro, pondo em risco moradores e veículos. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, já nesta sexta-feira, homens da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)  iniciaram as ações no local.

“É uma situação clássica de uma construção irregular em cima de uma rede de drenagem que está com problema. Foi feita uma ação paliativa, mas agora, por determinação do prefeito David, a prefeitura fez uma força-tarefa entre as secretarias para resolver o problema, mesmo porque já estamos com o risco iminente aqui da Avenida Brasil”, explicou Marcos Rotta.

O vice-prefeito fez questão de reforçar o prejuízo causado por obras feitas às margens de igarapés ou sobre as redes de drenagem, duas das maiores causadoras de ocorrências na cidade de Manaus. Neste caso, a casa construída no local deve ser demolida totalmente para facilitar as ações das equipes da prefeitura.

“Com o achatamento do tubo armco, ficamos impossibilitados de agir por conta da construção irregular. Por baixo passa uma galeria e aqui tem um tubo que fazia ligação e despejava as águas no igarapé, então por conta dessa construção a ação e os trabalhos ficaram comprometidos. Já vamos fazer nesse momento a escavação do local, a limpeza desse material que restou da demolição antiga para estudar as alternativas, mas, como eu disse, a determinação do prefeito David Almeida é que o conjunto de ações entre as secretarias deem uma solução definitiva para esta situação”, afirmou Rotta.

Além da pista, ainda há casas próximas sendo afetadas, principalmente por alagamentos causados pelo entupimento da tubulação, o que justificou a intervenção da Defesa Civil, que também já esteve no local e irá acompanhar todo o andamento da intervenção.

“A Defesa Civil realizou a vistoria do imóvel, bem como das casas que ficam próximas a esta cratera, e constatamos que há uma necessidade de demolição total do imóvel que está sobre a manilha para que os trabalhos de recuperação possam ser realizados. E, conforme as obras forem avançando, a Defesa Civil estará acompanhando para qualquer eventualidade”, explicou o diretor de Operações da Defesa Civil, Robson Falcão.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021

Efeitos adversos não podem interromper vacinação, diz ministro

Em Nova York, na reunião da ONU, o Queiroga acrescentou ainda que o Brasil está "muito bem na vacinação contra a Covid-19".

20 de setembro de 2021

Nova rede de drenagem na avenida Brasil segue para fase de conclusão

Foram implantados 30 metros de nova tubulação em concreto armado mais amplo e moderno, que irá solucionar de vez os problemas de alagação na região.

20 de setembro de 2021

Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix a partir desta terça

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

20 de setembro de 2021

Estacionamento para idosos e PcDs: pedido de credencial na Aleam e DPE nesta terça

Por causa do atendimento externo, amanhã o IMMU não atenderá o público na sede do órgão para expedição das credenciais.

20 de setembro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Peritos: conheça a rotina e a formação dos profissionais que atuam no AM

Peritos atuam na coleta e análise de vestígios para elucidação de crimes; perícias de informações microscópicas contidas em armas e munições são algumas das especializações.

20 de setembro de 2021