fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Municípios do AM recebem capacitação para fortalecer Atenção Básica

No treinamento, os coordenadores poderão esclarecer dúvidas, como por exemplo, sobre o Previne Brasil, novo modelo de financiamento da APS.

5 de agosto de 2021

Compartilhe

Capacitação é o início de um nivelamento no sistema do AM (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, de 9 a 13 de agosto, uma grande capacitação técnica para os coordenadores de atenção básica dos 62 municípios do Amazonas, incluindo a capital, Manaus. O I Capacita APS do Amazonas: Fortalecendo a Atenção Primária em Saúde (APS) acontece no Teatro da Uninorte, na avenida Joaquim Nabuco, com carga horária de 40 horas.

O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, destaca a importância do resgate pela SES-AM de um evento dessa natureza, que não era realizado já há algum tempo no Estado. “A capacitação dos coordenadores é uma das estratégias da Secretaria na busca pela melhoria dos serviços e dos indicadores de cobertura de Atenção Básica”, afirmou.

Para a secretária executiva de Políticas de Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud, a capacitação é o início de um nivelamento para que a Atenção Básica seja fortalecida.

“Iniciaremos com um encontro de alinhamento com os coordenadores dos municípios, incluindo a capital, e posteriormente vamos avançar para um alinhamento técnico e capacitação com a equipe multidisciplinar. A Atenção Básica é protagonista em toda a rede de saúde. Então, com a estratégia do Capacita APS é o Estado do Amazonas reiniciando uma articulação e trazendo todo um fortalecimento desse nível de complexidade tão importante para o cuidado do usuário na rede de saúde”, disse.

A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, destacou que o treinamento presencial irá qualificar o processo de trabalho dos coordenadores municipais na APS.

“Nosso objetivo é estar mais perto dos municípios, primeiro com esse alinhamento e depois com a realização das visitas técnicas aos municípios, que estamos programando em seguida. Nosso foco é auxiliá-los e encontrarmos juntos soluções para as dificuldades que apresentem, buscando o alcance dos indicadores da atenção primária em saúde e, consequentemente, melhorando a qualidade da atenção básica no estado”, explicou Viviana.

No treinamento, os coordenadores poderão esclarecer dúvidas, como por exemplo, sobre o Previne Brasil, novo modelo de financiamento da APS, e como os municípios podem aderir a programas do Ministério da Saúde, tais como o Informatiza APS, Saúde na Hora, Mais Médicos, UBS Ribeirinha e Fluvial, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas de saúde.

Programação

Nos dias 9 e 10 será feito o acolhimento aos 62 coordenadores da atenção básica e a exposição de programas, ações e estratégias da APS. No terceiro dia, técnicos do Dabe irão apresentar as políticas estratégicas de saúde da Mulher e do Homem, da Criança e do Adolescente, do Idoso, de Saúde na Escola, Alimentação e Nutrição, hiperdia e Saúde Bucal. O detalhamento e a operacionalização dos sistemas de informação da atenção primária serão enfocados no dia 12.

No último dia da programação ocorrerá a apresentação das políticas de promoção de equidade em saúde Indígena; Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais; Saúde do Negro e das Populações dos campos, águas e florestas; Saúde LGBTQI+ e educação popular no SUS; Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) e População em situação de rua; Saúde Prisional e Saúde Mental.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021