fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Manipulação da informação é tema do webinário RealTime1+1 nesta TERÇA

O webinário, aberto ao público em geral, será transmitido AO VIVO, às 15h e fecha a série de 4 encontros sobre produção de conteúdo, fake news e os desafios da democracia.

25 de junho de 2021

Compartilhe

Produzir e veicular notícias falsas é crime? O que leva a sociedade a consumir fake news? Esses são alguns dos temas discutidos no webinário.

Produzir e veicular notícias falsas é crime? O que leva a sociedade a consumir fake news? Qual a qualidade do conteúdo produzido pelos blogs e portais de Manaus? O Sindicato dos Jornalistas tem como fiscalizar e exigir o cumprimento da ética profissional desses veículos.

Esses serão algumas das questões a serem discutidas na próxima terça-feira (29), às 15h, o webinário RealTime1+1 abre espaço para discutir o tema “Jornalismo, mentiras e desinformação – A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam do debate, que será mediado pelo editor de política do RealTime1, jornalista Gerson Severo; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis; a presidente da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), Grace Benayon e o sociólogo Marcelo Seráfico, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser feitas aqui. O webinário marca um ano de atividade do Portal RealTime1.

Opinião x Informação x manipulação da informação

O convidado do primeiro webinário realizado no dia 8 de junho foi o jornalista Caio Túlio Costa,  primeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online). O tema discutido foi OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”, que pode ser conferido aqui.

Política X Fake News

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de São Paulo e comentarista do telejornal Globonews Em Pauta, foi a convidada do dia 15 de junho cujo tema foi  “POLÍTICA X FAKE NEWS | O desafio da cobertura jornalística”. Assista na íntegra aqui.

Desinformação x Democracia

Para falar sobre FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e e checagem de notícias falsas. Ela foi a convidada do dia 22 de junho. Confira aqui.

As íntegras dos debates podem ser conferidas no nosso canal do YouTube.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021