fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

‘Manaus Verde’ faz plantio de mudas de pau-brasil na zona Centro-Oeste

Plantio de mudas é uma ação que faz parte do programa ambiental “Manaus Verde” e visa celebrar o Dia Nacional do Pau-Brasil, nesta segunda-feira.

3 de maio de 2021

Compartilhe

Plantio vai ser efetivado para comemorar Dia do Pau-Brasil (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realiza nesta segunda-feira (3) a partir das 16h, o plantio de mudas de pau-brasil no complexo viário Ministro Roberto Campos, bairro São Geraldo, zona Centro-Oeste da cidade. A ação faz parte do programa ambiental “Manaus Verde” e visa celebrar o Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado nesta data.

A data comemorativa foi criada em 1978 pela lei nº 6.607, pois a espécie é considerada a árvore símbolo do Brasil, por ter dado origem ao nome do país. De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, a espécie está na lista de árvores ameaçadas de extinção.

“Essa espécie está na lista de árvores com o risco de extinção, por isso que esse plantio é tão importante”, disse o titular do órgão ambiental de Manaus, que informou também que serão plantadas pelo menos 20 mudas de pau-brasil que estavam sendo preparadas há dois anos no Viveiro de Mudas da prefeitura.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF), atualmente a árvore encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. A espécie está oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção desde 2004.

Curiosidades sobre pau-brasil

Uma árvore de pau-brasil pode atingir pelo menos 30 metros de altura e o tronco 1,5m. Além de pau-brasil, a espécie também possui outros nomes como ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

BR-319: audiência pública deve discutir a continuidade da obra

Audiência terá início às 18h e será realizada presencialmente no Centro de Convenções Vasco Vasques e transmitida virtualmente a partir do auditório do DNIT, em Brasília.

27 de setembro de 2021

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021