fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

‘Flurona’: Manaus não tem casos de dupla infecção registrados

A dupla infecção já tem 122 casos confirmados no Brasil e é conhecida como “flurona“, uma junção das palavras “flu”, de gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

5 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Brasil tem 122 casos de coinfecção de gripe e Covid-19 em cinco estados. A dupla infecção, conhecida como “flurona”, ocorre quando uma pessoa está infectada ao mesmo tempo com os dois vírus (gripe e Covid-19).

Apesar dos dados, a cidade de Manaus, capital do Amazonas, não registrou até o momento casos de coinfecção de gripe e Covid-19, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta terça-feira (4).

Em dois meses, conforme balanço da Semsa, a Prefeitura de Manaus registrou 309 casos confirmados de Influenza na capital. Destes, 272 são do tipo A sazonal (H3N2). Os outros 37 não foram especificados por subtipo.

A maior incidência foi na faixa etária de 21 a 30 anos, com 113 casos. Entre os idosos de 60 anos e mais, e crianças de até cinco anos, que estão nos grupos prioritários e receberam a imunização contra a doença, o número de casos foi de 12 em cada.

Os dados correspondem ao período de 13 de outubro a 13 de dezembro deste ano. A Semsa ainda não divulgou uma atualização dos casos de gripe até o dia 4 de janeiro de 2022.

Dupla infecção

A dupla infecção, conhecida como “flurona”, ocorre quando uma pessoa está infectada ao mesmo tempo com os dois vírus (gripe e Covid-19).

Os estados que notificaram casos são Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte. As únicas regiões do país que ainda não notificaram casos são o Norte e o Sul.

Diferente de Manaus, a capital São Paulo tem ao menos 24 moradores diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. Em todo o estado chega a 110 o número de casos da dupla infecção.

Na capital carioca, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois eventos de contaminação simultânea. Outros 17 são investigados pela pasta.

Veja o número de ocorrências por estado:

São Paulo – 110
Rio de Janeiro – 2
Ceará – 3
Rio Grande do Norte – 1
Mato Grosso do Sul – 6

Casos de Influenza H3N2 foram notificados no Amazonas e outros nove estados brasileiros

Até dezembro de 2021, com base em informações das secretárias de saúde, a Influenza A Subtipo H3N2, chamada de “cepa Darwin”, já havia chegado a dez estados brasileiros: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará, além do Distrito Federal.

Sintomas da flurona

Os pacientes infectados por flurona, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.

Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.

Texto: Isac Sharlon, com informações do Metrópoles.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022