fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

‘Flurona’: Manaus não tem casos de dupla infecção registrados

A dupla infecção já tem 122 casos confirmados no Brasil e é conhecida como “flurona“, uma junção das palavras “flu”, de gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

5 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Brasil tem 122 casos de coinfecção de gripe e Covid-19 em cinco estados. A dupla infecção, conhecida como “flurona”, ocorre quando uma pessoa está infectada ao mesmo tempo com os dois vírus (gripe e Covid-19).

Apesar dos dados, a cidade de Manaus, capital do Amazonas, não registrou até o momento casos de coinfecção de gripe e Covid-19, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta terça-feira (4).

Em dois meses, conforme balanço da Semsa, a Prefeitura de Manaus registrou 309 casos confirmados de Influenza na capital. Destes, 272 são do tipo A sazonal (H3N2). Os outros 37 não foram especificados por subtipo.

A maior incidência foi na faixa etária de 21 a 30 anos, com 113 casos. Entre os idosos de 60 anos e mais, e crianças de até cinco anos, que estão nos grupos prioritários e receberam a imunização contra a doença, o número de casos foi de 12 em cada.

Os dados correspondem ao período de 13 de outubro a 13 de dezembro deste ano. A Semsa ainda não divulgou uma atualização dos casos de gripe até o dia 4 de janeiro de 2022.

Dupla infecção

A dupla infecção, conhecida como “flurona”, ocorre quando uma pessoa está infectada ao mesmo tempo com os dois vírus (gripe e Covid-19).

Os estados que notificaram casos são Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte. As únicas regiões do país que ainda não notificaram casos são o Norte e o Sul.

Diferente de Manaus, a capital São Paulo tem ao menos 24 moradores diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. Em todo o estado chega a 110 o número de casos da dupla infecção.

Na capital carioca, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois eventos de contaminação simultânea. Outros 17 são investigados pela pasta.

Veja o número de ocorrências por estado:

São Paulo – 110
Rio de Janeiro – 2
Ceará – 3
Rio Grande do Norte – 1
Mato Grosso do Sul – 6

Casos de Influenza H3N2 foram notificados no Amazonas e outros nove estados brasileiros

Até dezembro de 2021, com base em informações das secretárias de saúde, a Influenza A Subtipo H3N2, chamada de “cepa Darwin”, já havia chegado a dez estados brasileiros: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará, além do Distrito Federal.

Sintomas da flurona

Os pacientes infectados por flurona, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.

Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.

Texto: Isac Sharlon, com informações do Metrópoles.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022