fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Manaus ganhará 1º laboratório de Biogenômica da região Norte

Com inauguração prevista para novembro, o laboratório irá estudar o envelhecimento do homem da floresta e as alterações celulares em função do meio ambiente.

9 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A FUnaTI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade) pretende inaugurar em novembro o primeiro laboratório de Biogenômica da região Norte do Brasil. Para esse projeto, a Fundação recebeu recursos por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

O próximo passo, segundo Serafim, será destinar, por meio de uma nova emenda parlamentar, recursos para o laboratório de Biogenômica adquirir o primeiro microscópio eletrônico da Amazônia.

Estudo do envelhecimento do homem e da floresta

Serafim detalhou que o laboratório irá estudar o envelhecimento do homem da floresta e as alterações celulares em função do meio ambiente. “Esse é um assunto que desperta a atenção do mundo. O trabalho desenvolvido aqui, pelo Dr. Euler, é digno de elogios e a Funati só existe pelo empenho dele, pelo seu idealismo e coragem”, declarou o deputado.

Primeiro labotário

Reitor da FUnaTI, Euler Esteves Ribeiro, lembrou que o incentivo ao envelhecimento saudável e ativo está entre as missões da FUnaTI.

“Esse será o primeiro laboratório de Biogenômica do Norte do país e felizmente, graças aos apoios que eu tenho, nós estamos conseguindo completar a construção e os equipamentos estão vindo, alguns com emendas parlamentares, inclusive uma emenda muito boa, que o deputado Serafim, que é meu grande amigo e que vê a Ciência na frente, sempre com prioridade, mandou para gente”, disse o reitor.

Sobre a FUnaTI

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade atua como um Centro de Referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados para questões inerentes ao envelhecimento e na formação de recursos humanos na área de Gerontologia e Saúde do Idoso.

A FUnATI oferece semestralmente cerca de 3.000 vagas de cursos e oficinas livres para pessoas a partir de 50 anos, capacita profissionais na área de Gerontologia e promove também assistência à saúde por meio de sua Policlínica.

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) foi criada inicialmente como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e mais tarde passou a ser Órgão Suplementar, por meio da Lei nº 3.595/2011. Por oito anos, funcionou em um anexo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), e em 2015 ganhou sua atual sede, no Santo Antônio, com estrutura que hoje abrange dez salas de aula, incluindo salas de música e dança, além de ambulatórios, auditório e laboratórios de informática.

Hoje, de acordo com o reitor da FUnaTI, Euler Esteves Ribeiro, as pesquisas da Fundação têm respaldo internacional. “(…) somos chamados para falar em Tóquio, Paris, Nova York, Helsinque e outras universidades”, afirmou.

Com informações da assessoria

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021