fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021

Compartilhe

Postos de vacinação podem ser consultados no site Imuniza Manaus todos os dias (Foto: Divulgação)

Vivendo há mais de um ano num cenário de pandemia ocasionado pela proliferação do coronavírus, não é mais novidade para ninguém que é essencial que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, doença ocasionada pelo vírus, para que se alcance a máxima proteção, principalmente, contra as novas variantes.

Números divulgados pela CNN Brasil, na manhã desta terça-feira (19), indicam que há, em todo país, cerca de 20 milhões de brasileiros com o esquema vacinal em atraso. Ou seja, ainda não retornaram aos postos de vacinação para receberem a segunda dose dos imunizantes.

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Com exceção da Janssen, que é um imunizante de dose única, as demais exigem o retorno aos postos para que se alcance a imunidade prevista por cada vacina. O RealTime1 solicitou o número de faltosos em todo o Amazonas, mas até a publicação desta matéria, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) não repassou quaisquer dados.

Do total de faltosos na capital amazonense, são 85.723 referentes à CoronaVac, 102.593 da AstraZeneca e, da Pfizer, são 91.163 em atraso.

“A orientação é completar o esquema vacinal da Covid-19 para que o caráter pandêmico da doença seja superado no país. A pasta continua com sua campanha massiva de incentivo à imunização nacional e a importância da segunda dose e recomenda aos estados e municípios que também façam uma busca ativa da população-alvo”, informou o Ministério da Saúde em nota.

A busca ativa já é uma das metodologias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Uma das últimas medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas foi liberar a participação de público imunizado com as duas doses da vacina nos jogos da Seleção Brasileira e do Manaus F.C como uma forma de incentivar a população em completar o esquema vacinal.

No boletim divulgado ontem (18) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foi informado que em Manaus foram registrados apenas nove novos casos de Covid-19 e nenhum óbito em decorrência da doença. O que, segundo especialistas em saúde, afirmam categoricamente, ser reflexo da importância da vacinação.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021