fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Manaus comemora 95 anos do poeta com evento ‘Ano Thiago de Mello’

Reunião definiu evento para comemorar os 95 anos do poeta Thiago de Mello que acontece no dia 30 de março.

12 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Representantes da prefeitura e Câmara Municipal definem homenagem (Foto: Divulgação)

Com a presença da escritora Pollyanna Furtado Lima, mulher do poeta Thiago de Mello, foi definido na quinta-feira (11) no Museu Cidade de Manaus, no centro histórico, os trabalhos para homenagear, neste ano, o poeta maior do Amazonas, que completa 95 anos no dia 30 de março. As ações serão executadas pela Prefeitura de Manaus e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Acredito que no momento em que vivemos de dor e tristeza (por conta da pandemia), a poesia de Thiago deve servir de ânimo e esperança”, ressaltou Pollyanna sobre a lembrança da cidade de Manaus, que tão fortemente fez parte da vida e da obra do poeta.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, se reuniu com os demais membros do grupo de organização da homenagem: o titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Emerson Quaresma; o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles; e o vereador Marcelo Serafim, que será o autor do Projeto de Lei (PL) da homenagem na CMM.

O poeta Thiago de Mello completa 95 anos no dia 30 de março (Foto: Divulgação)

Ato oficial

O secretário de Comunicação, Emerson Quaresma, destacou que a obra de Thiago de Mello está presente na vida acadêmica de várias gerações ao longo do tempo, e precisa ter continuidade na formação das novas.

“Nosso grupo de trabalho será formalizado para tornar oficial a homenagem pelo poder municipal, pois para o prefeito David Almeida é uma honra celebrar um dos filhos mais ilustres do Amazonas”, disse Quaresma.

De acordo com o idealizador da homenagem, Tenório Telles, desde a Grécia antiga, os poetas sempre foram celebrados, o que ao longo dos anos ocorreu em outros países, outras cidades, e agora Manaus também vai ter a oportunidade de celebrar em vida um dos seus maiores nomes.

“Um dos homens que mais divulgou, não só no Brasil, mas no mundo, o nome de Manaus e do Amazonas”, ressaltou Telles. Ele explicou que a ideia é realizar eventos, como exposições das obras de Thiago, com a recitação de sua poesia e lançamento de livros, colocando a poesia em destaque.

Poeta Thiago de Mello

Nascido em Barreirinha, Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty, como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

Durante o regime militar e o exílio político de intelectuais, artistas e lideranças políticas, Thiago de Mello acolheu-os na Embaixada do Brasil no Chile, ajudando-os a conseguir trabalho e a regularizar a situação de alguns exilados políticos, entre eles José Serra, Juca de Oliveira, Almino Affonso. Foi ainda um dos discípulos do grande romancista José Lins do Rego, amigo pessoal de Manuel Bandeira e Tom Jobim.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021