fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Mais de 10 mil profissionais foram beneficiados com o ‘Cepan Digital’

O “Cepan Digital” conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom.

2 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Em 2021, o Cepan Digital – um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas – alcançou mais de 10 mil inscritos nos seus cursos. A iniciativa visa potencializar a formação continuada de docentes e não docentes, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O projeto, realizado pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vai disponibilizar mais de 100 cursos em 2022.

Implementada em agosto deste ano, a plataforma alcançou todos os municípios do estado. Um dos cursos com maior alcance de público foi o “Formação Continuada de Implementação da Reforma do Currículo e do Ensino Médio no Amazonas”, que tratou, em três etapas, sobre as mudanças que já estão ocorrendo no Ensino Médio da rede pública e privada de todo o país. No total, 7.234 profissionais participaram da formação.

Em 2022, o ambiente virtual de aprendizagem irá proporcionar mais de 100 cursos de potencialização de formação, para docentes e não docentes de toda a secretaria. As formações focam inicialmente no fortalecimento de conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, além de outros que visam a qualificação pessoal e profissional para os servidores.

A coordenadora do “Cepan Digital”, Hevanna Arce, reforça que, por meio do projeto, os servidores da educação podem se atualizar e aperfeiçoar sobre diversos assuntos.

“As formações de educação a distância são meios facilitadores para todos, e com o meio virtual podemos disponibilizar para nossos servidores atualizações constantes, conhecimentos novos, além de ofertar cursos de qualificação. A flexibilidade e auxílio do projeto são fatores essenciais”, avalia a coordenadora.

Cursos ofertados 

Neste ano, o Cepan Digital disponibilizou os cursos: “Encontro Formativo de Gestores: desafios, perspectivas e possibilidades em tempos de pandemia”; “Ensino Híbrido: reorganizando tempos e espaços na sala de aula”; “Intencionalidade e Práticas pedagógicas”; e “Formação de Professores de Educação Física: Obesidade Infantil nas Perspectiva da Formação Tridimensional Humana”.

Além destes, foram ofertados os cursos “Programa Formação pela Escola”; “Competências Digitais Básicas para Educação”; “Mudanças de Tempo e Espaços para a Inovação”; “Escola Digital: Tecnologias e Currículo”; “Censo Escolar Sistema Educativo”; e “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, voltados à formação escolar, informática, inovação e censo escolar:

‘Cepan Digital’ 

Um dos projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021 pelo governador Wilson Lima, o “Cepan Digital” conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom, que permite aos servidores acesso 24h e flexibilização de horário para que organizem o cronograma de estudos a seu tempo.

Além disso, o “Cepan Digital” oferece, ainda, um serviço de suporte on-line, facilitando o acesso dos cursistas aos conteúdos e aos demais serviços para emissão de documentos acadêmicos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022