fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Mais de 10 mil profissionais foram beneficiados com o ‘Cepan Digital’

O “Cepan Digital” conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom.

2 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Em 2021, o Cepan Digital – um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas – alcançou mais de 10 mil inscritos nos seus cursos. A iniciativa visa potencializar a formação continuada de docentes e não docentes, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O projeto, realizado pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vai disponibilizar mais de 100 cursos em 2022.

Implementada em agosto deste ano, a plataforma alcançou todos os municípios do estado. Um dos cursos com maior alcance de público foi o “Formação Continuada de Implementação da Reforma do Currículo e do Ensino Médio no Amazonas”, que tratou, em três etapas, sobre as mudanças que já estão ocorrendo no Ensino Médio da rede pública e privada de todo o país. No total, 7.234 profissionais participaram da formação.

Em 2022, o ambiente virtual de aprendizagem irá proporcionar mais de 100 cursos de potencialização de formação, para docentes e não docentes de toda a secretaria. As formações focam inicialmente no fortalecimento de conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, além de outros que visam a qualificação pessoal e profissional para os servidores.

A coordenadora do “Cepan Digital”, Hevanna Arce, reforça que, por meio do projeto, os servidores da educação podem se atualizar e aperfeiçoar sobre diversos assuntos.

“As formações de educação a distância são meios facilitadores para todos, e com o meio virtual podemos disponibilizar para nossos servidores atualizações constantes, conhecimentos novos, além de ofertar cursos de qualificação. A flexibilidade e auxílio do projeto são fatores essenciais”, avalia a coordenadora.

Cursos ofertados 

Neste ano, o Cepan Digital disponibilizou os cursos: “Encontro Formativo de Gestores: desafios, perspectivas e possibilidades em tempos de pandemia”; “Ensino Híbrido: reorganizando tempos e espaços na sala de aula”; “Intencionalidade e Práticas pedagógicas”; e “Formação de Professores de Educação Física: Obesidade Infantil nas Perspectiva da Formação Tridimensional Humana”.

Além destes, foram ofertados os cursos “Programa Formação pela Escola”; “Competências Digitais Básicas para Educação”; “Mudanças de Tempo e Espaços para a Inovação”; “Escola Digital: Tecnologias e Currículo”; “Censo Escolar Sistema Educativo”; e “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, voltados à formação escolar, informática, inovação e censo escolar:

‘Cepan Digital’ 

Um dos projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021 pelo governador Wilson Lima, o “Cepan Digital” conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom, que permite aos servidores acesso 24h e flexibilização de horário para que organizem o cronograma de estudos a seu tempo.

Além disso, o “Cepan Digital” oferece, ainda, um serviço de suporte on-line, facilitando o acesso dos cursistas aos conteúdos e aos demais serviços para emissão de documentos acadêmicos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Carreta Vacina Amazonas atende moradores do Tarumã a partir de hoje

A unidade móvel conta com profissionais de saúde oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h, ao público do bairro Tarumã.

19 de janeiro de 2022

UEA aplica provas de Habilidades dos cursos de Dança, Teatro e Música

Candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão prova de forma virtual; para o curso de Música a prova teórica será presencial e a prova prática será virtual.

19 de janeiro de 2022

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022