fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Licenciamento de novos veículos no Amazonas caiu 63,6% em abril

Até janeiro, Detran/AM tinha média mensal de mais de 4 mil licenciamentos de novos veículos. Em abril e maio, a queda foi de 63,6% e 57,3%, respectivamente.

10 de junho de 2020

Compartilhe

Emplacamentos de novos veículos no Amazonas também foi afetado pelas medidas de combate ao coronavírus

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) indicam que houve queda acentuada de emplacamentos de novos veículos nos meses de abril e maio. Em abril do ano passado, foram licenciados 4.617 veículos novos. Em 2020, abril teve somente 1.680 primeiros emplacamentos. Uma redução de 63,6% no mês em comparação com abril de 2019.

Os dados refletem os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. Maio também teve queda, com somente 2.097 veículos novos emplacados contra 4.922 no mesmo mês do ano passado em 2019. Um percentual negativo de 57,3%.

Segundo o presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, o órgão vinha de uma média mensal de cerca de 4 mil emplacamentos de veículos novos. Uma média expressiva de carros em Manaus, e motocicletas para o interior.

Crescimento em junho

“Com decretos de isolamento social, as concessionárias estavam fechadas, trabalhando com vendas represadas”, esclareceu Rodrigo de Sá. Com a retomada gradual da economia e abertura das concessionárias já no primeiro ciclo, o diretor do Detran-Am acredita que o número de licenciamentos novos crescerá em junho, impactando na arrecadação mensal.

“A queda no emplacamento de novos veículos impactou diretamente na arrecadação do Detran e do Estado, visto que há taxas no órgão para operar o primeiro licenciamento, além da arrecadação de tributos, como o IPVA”, disse Rodrigo de Sá. O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) é canalizado para a Secretaria de Fazenda do Amazonas, Sefaz.

Todo emplacamento origina a emissão de uma nota fiscal de venda, de modo que esse dado reflete o músculo do mercado, seja em vendas diretas corporativas, seja em vendas no varejo.

Vendas de autoveículos no Brasil

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou, no início do mês, cenário que prevê recuo de 40% nas vendas de autoveículos novos em 2020 no Brasil.

No cenário apresentado por Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, o total de licenciamentos será de 1,675 milhão de veículos. No ano passado, foram licenciados 2,788 milhões de autoveículos. “A queda impressiona, e é ainda mais grave na comparação com o resultado de 3,050 milhões que havíamos projetado no início do ano, configurando um tombo de 45%”, ressaltou.

“Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos sem dúvida o pior trimestre da história do setor automotivo. Resta esperar por uma reação no segundo semestre capaz de evitar maiores danos à cadeia automotiva”, conclui o Presidente da Anfavea.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021