fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Licenciamento de novos veículos no Amazonas caiu 63,6% em abril

Até janeiro, Detran/AM tinha média mensal de mais de 4 mil licenciamentos de novos veículos. Em abril e maio, a queda foi de 63,6% e 57,3%, respectivamente.

10 de junho de 2020

Compartilhe

Emplacamentos de novos veículos no Amazonas também foi afetado pelas medidas de combate ao coronavírus

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) indicam que houve queda acentuada de emplacamentos de novos veículos nos meses de abril e maio. Em abril do ano passado, foram licenciados 4.617 veículos novos. Em 2020, abril teve somente 1.680 primeiros emplacamentos. Uma redução de 63,6% no mês em comparação com abril de 2019.

Os dados refletem os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. Maio também teve queda, com somente 2.097 veículos novos emplacados contra 4.922 no mesmo mês do ano passado em 2019. Um percentual negativo de 57,3%.

Segundo o presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, o órgão vinha de uma média mensal de cerca de 4 mil emplacamentos de veículos novos. Uma média expressiva de carros em Manaus, e motocicletas para o interior.

Crescimento em junho

“Com decretos de isolamento social, as concessionárias estavam fechadas, trabalhando com vendas represadas”, esclareceu Rodrigo de Sá. Com a retomada gradual da economia e abertura das concessionárias já no primeiro ciclo, o diretor do Detran-Am acredita que o número de licenciamentos novos crescerá em junho, impactando na arrecadação mensal.

“A queda no emplacamento de novos veículos impactou diretamente na arrecadação do Detran e do Estado, visto que há taxas no órgão para operar o primeiro licenciamento, além da arrecadação de tributos, como o IPVA”, disse Rodrigo de Sá. O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) é canalizado para a Secretaria de Fazenda do Amazonas, Sefaz.

Todo emplacamento origina a emissão de uma nota fiscal de venda, de modo que esse dado reflete o músculo do mercado, seja em vendas diretas corporativas, seja em vendas no varejo.

Vendas de autoveículos no Brasil

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou, no início do mês, cenário que prevê recuo de 40% nas vendas de autoveículos novos em 2020 no Brasil.

No cenário apresentado por Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, o total de licenciamentos será de 1,675 milhão de veículos. No ano passado, foram licenciados 2,788 milhões de autoveículos. “A queda impressiona, e é ainda mais grave na comparação com o resultado de 3,050 milhões que havíamos projetado no início do ano, configurando um tombo de 45%”, ressaltou.

“Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos sem dúvida o pior trimestre da história do setor automotivo. Resta esperar por uma reação no segundo semestre capaz de evitar maiores danos à cadeia automotiva”, conclui o Presidente da Anfavea.

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021