fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Inscrições para o Bolsa Universidade encerram nesta segunda-feira

As vagas são para pessoas que ainda não possuem diploma de nível superior e que atendam aos requisitos dispostos no edital do programa.

17 de maio de 2021

Compartilhe

Já há mais de 30 mil inscritos no processo seletivo (Foto: Divulgação)

As inscrições para as 16 mil vagas em cursos de graduação ofertadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Bolsa Universidade (PBU), encerram às 17h desta segunda-feira (17).

Os interessados podem preencher os dados no site do programa Bolsa Universidade.

O processo seletivo vai contemplar pessoas de baixa renda com bolsas de estudos de 100%, 75% e 50% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, em instituições particulares da cidade.

Com inscrições abertas desde o último dia 3, a seleção já conta com mais de 30 mil inscritos, para vagas de ampla concorrência, e específicas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). O balanço de inscritos é da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que coordena o programa.

Direcionamento

As vagas são para pessoas que ainda não possuem diploma de nível superior e que atendam aos seguintes requisitos: brasileiro, nato ou naturalizado; residente em Manaus; ensino médio completo ou com formação até junho de 2021; renda familiar de até 1,5 salário mínimo; estar matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições participantes do programa; não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública; além de não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada.

Conforme o edital do processo seletivo, o quadro de vagas está disposto em duas modalidades: com isenção de tributos e sem isenção de tributos. Os candidatos ingressantes, ou seja, aqueles que ainda vão iniciar a graduação, concorrerão às vagas das duas modalidades. Já os candidatos não ingressantes, entendidos como aqueles que já possuem vínculo com alguma das instituições parceiras, só poderão concorrer às vagas da modalidade com isenção de impostos.

As instituições

A edição do programa conta com a parceria de 13 faculdades privadas da capital:  Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Fametro; Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra); Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau); Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam); Faculdade Boas Novas (FBN); Faculdade Salesiana Dom Bosco; Faculdade Santa Teresa; Fucapi; Instituto Amazônia de Ensino Superior (Iaes); Instituto de Ensino Superior Materdei; Universidade Estácio de Sá; e Universidade Nilton Lins.

Comprovação dos dados

Após o período de inscrição, a Espi irá realizar a etapa de cruzamento de dados, a fim de efetuar a seleção dos aprovados. Os critérios de classificação atendem os candidatos de menor para maior renda, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no edital. As bolsas com maior percentual são conferidas àqueles com menor renda. A data do resultado final será divulgada posteriormente pelo órgão gestor do programa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021