fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

Compartilhe

A doença afeta mais comumente pessoas brancas e fumantes (Foto: Reprodução)

O câncer de boca é o tipo de tumor que se desenvolve nos lábios ou na cavidade oral – gengiva, língua, palato, assoalho ou bochechas. A maioria dos casos é diagnosticado em estágio avançado, por isso a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta para a prevenção e tratamento da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde (MS), são previstos para o Amazonas 120 casos de câncer na cavidade oral, sendo 90 casos em homens e 30 em mulheres. A doença afeta mais comumente pessoas brancas e fumantes.

De acordo com a gerente do serviço de Odontologia da Fundação Cecon, cirurgiã-dentista Perla Assayag, o câncer de boca é resultado de alterações no DNA dos lábios e/ou boca, que fazem com que as células malignas cresçam e se proliferem, de modo a formar o tumor.

“A doença ataca as amígdalas ou a língua e pode se espalhar pelo sistema linfático, agravando o quadro. Ela é indolor, por isso é importante ficar alerta aos sintomas, por exemplo, feridas ou aftas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas. Também pode haver nódulos no pescoço, rouquidão, dificuldade de mastigação e de engolir e de falar”, alerta Assayag.

Diagnóstico e tratamento

Ao sinal de um ou mais sintomas, Assayag orienta a consultar um clínico geral ou odontologista para realizar uma avaliação. Ela diz que se poderá realizar uma biópsia da área suspeita para testes laboratoriais, para determinar se há alterações benignas, cancerígenas ou pré-cancerosas. “O quanto antes a lesão for identificada, maior é a chance de cura – 80% dos casos diagnosticados”, lembra.

O tratamento dependerá do tipo, da localização e do estágio da lesão e pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A cirurgiã-dentista explica que, no caso de metástase para os gânglios linfáticos do pescoço, pode ser preciso removê-los. “Em casos graves, também é necessário fazer cirurgias para reconstruir a boca após a remoção da lesão. O objetivo é melhorar o aspecto visual e recuperar a capacidade de mastigar, engolir e falar”, pontua.

Prevenção

Exames odontológicos de rotina, conforme Assayag, são imprescindíveis para se evitar e detectar uma série de doenças que afetam a saúde bucal. Ela alerta, também, que o vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

Os lábios também devem ser protegidos do sol para evitar desenvolver câncer. Portanto, é preciso ficar na sombra, quando possível, ou usar chapéus de abas largas e protetores solares labiais diariamente.

Manter uma alimentação saudável é essencial para reduzir o risco de câncer de boca, com o consumo de frutas e legumes ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres que oxidam as células.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021