fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Inaugurado espaço de acolhimento para crianças em medidas protetivas

O local oferece acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que foram vítimas de maus-tratos e violência física, psicológica e sexual.

9 de setembro de 2020

Compartilhe

Atualmente, 13 crianças e adolescentes encontram-se acolhidas no espaço (Foto: Mário Oliveira)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou um novo espaço do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes sob medida protetiva (Saica).

O local oferece acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos que estão em medidas protetivas, ou seja, vítimas de maus-tratos, negligência, abandono, violência física, psicológica e sexual.

O Saica é coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Fico muito tocado com a inauguração desse espaço, que tem toda uma infraestrutura para dar melhor qualidade de vida a essas crianças. Esse espaço pode ser uma gota d’água num oceano, para mudar o mundo, mas que aqui funcione bem, que funcione com amor”, disse Arthur.

O novo espaço conta com aproximadamente 4.500 metros quadrados, dez dormitórios (feminino e masculino) quartos, sala, cozinha, banheiros, campo de futebol, piscina, playground, com área ampla e adequada ao atendimento e superação da violação de direitos sofrida por essas crianças e adolescentes, realizando orientação, encaminhamentos, escuta qualificada e atendimento especializado.

Nele, crianças e adolescentes retirados da exposição do perigo ou com vínculos familiares rompidos terão ambiente humanizado, estando a salvo de novas práticas de qualquer violação de direitos ou violência.

Também participaram da solenidade, a desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); as promotoras de Justiça Vânia Marinho e Nilda Silva; a secretária da Semasc, Suzy Anne Zózimo; entre outros representantes da Prefeitura de Manaus.

Atualmente, 13 crianças e adolescentes encontram-se acolhidas no espaço, contando com todo apoio e atendimento previsto pela Política Nacional de Assistência Social, para que possam ser dados os encaminhamentos necessários quanto à superação da violência e retorno ao seio familiar.

O novo Saica contou, ainda, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que forneceu camas, colchões, redes, kits de higiene masculino e feminino, kits de cozinha.

Canais de denúncia

Em caso de violação de direitos de crianças e adolescentes, a rede de proteção possui três canais de comunicação para quem sofrer ou conhecer qualquer situação que esteja sendo praticada: Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque Denúncia (0800 092 1407) e Disque Direitos Humanos Nacional (100).

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021