fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

IBGE aponta Manaus como metrópole dominante da Amazônia

Classificada entre as quinze metrópoles brasileiras, Manaus exerce influência e atrai moradores de 71 cidades, que vêm em busca de negócios, serviços públicos e compras.

25 de junho de 2020

Compartilhe

No brasil, foram identificadas 15 Metrópoles, cada uma com sua região de influência. Manaus é uma delas

Classificada entre as quinze metrópoles brasileiras, Manaus exerce influência e atrai moradores de 71 cidades, que vêm em busca de negócios, serviços públicos e compras. Isso é o que aponta a pesquisa Regiões de Influências das Cidades (Regic), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (25).

O estudo Regiões de Influência das Cidades – REGIC tem o propósito de identificar e analisar a rede urbana brasileira, mas estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das Cidades.

A forma como as cidades se relacionam entre si, através do deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços. Entretanto, também é analisada no estudo que é realizado de dez em dez anos.

No caso de Manaus, perto de 4,5 milhões de pessoas fazem parte desse arranjo. Mas, a área de abrangência alcança 1,6 milhão de km2 e o PIB representa 71% de todas as cidades que atrai.

Mas, suas conexões de 316 Km em média, fazem com que outras cidades amazonenses tenham relações maiores com outras capitais regionais.

Tabatinga destaca-se por suas ligações internacionais, Parintins por suas festas e São Gabriel pelo atendimento de saúde à países vizinhos. Estas também são destaques da Pesquisa Regiões de Influência das Cidades.

Rede urbana

A rede urbana brasileira, segundo o estudo, está estruturada em duas dimensões: a hierarquia dos centros urbanos, dividida em cinco níveis principais (Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais); e as regiões de influências, identificadas pela ligação das Cidades de menor para as de maior hierarquia urbana.

Ainda segundo o estudo, o elo final de cada rede são as Metrópoles, para onde convergem as vinculações de todas as cidades presentes no território nacional.

Região de influência

No Brasil, foram identificadas 15 metrópoles, cada uma com sua região de influência que, em conjunto, cobrem todo o País.

A pesquisa pode ser empregada tanto para o  planejamento estatal, quanto para a  sociedade em geral.

Como exemplo de sua aplicabilidade, a REGIC pode servir como insumo para ajudar a decidir onde implantar unidades administrativas de órgãos públicos e até onde instalar uma filial de empresa.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021