fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

I Oficina de Produtos Fitoterápicos tem participação do governo

O objetivo é levantar informações que serão base para a construção de um desenho estrutural adequado para o fortalecimento da cadeia de fitoterápicos no Amazonas.

4 de maio de 2021

Compartilhe

Oficina busca fortalecer setor de fitoterápicos no Amazonas (Foto: Reprodução)

Para identificar e articular com os atores de diferentes elos da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos no Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, em conjunto com instituições parceiras, da I Oficina de Produtos Fitoterápicos do Polo BioAmazonas.

A oficina teve como propósito levantar informações importantes que serão base para a construção de um desenho estrutural adequado para o fortalecimento dessa cadeia no âmbito do estado do Amazonas. A oficina aconteceu no período de 16 a 18 de março de 2021, em formato virtual.

Setores da cadeia produtiva

Ao longo dos três dias de oficina, os convidados foram organizados de acordo com os setores da cadeia produtiva na qual atuam (academia, setor público, setor privado, terceiro setor/organizações de base) com o intuito de potencializar a coleta de informações mais detalhadas quanto aos desafios e oportunidades dentro de cada cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Tatiana Schor, destacou que as oficinas são parte fundamental e o primeiro passo para o diagnóstico da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos nos territórios prioritários do Amazonas.

“Esse mapeamento direto com os atores dos diferentes elos da cadeia nos permite conhecer de perto os desafios enfrentados por cada setor, possibilitando a busca de soluções de forma mais objetiva e eficiente para o fortalecimento dessa cadeia produtiva”, reforçou a secretária.

Polo BioAmazonas

Criado em dezembro de 2019 a partir da iniciativa “Rota da Biodiversidade”, vinculada ao projeto Rotas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Polo BioAmazonas surgiu da parceria entre Governo do Amazonas, representado pela Sedecti/Secti, além de centros e instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, representantes do setor privado, dentre outras autarquias e instituições do Amazonas relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e insumos farmacêuticos ativos vegetais (IFAVs).

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021