fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

I Oficina de Produtos Fitoterápicos tem participação do governo

O objetivo é levantar informações que serão base para a construção de um desenho estrutural adequado para o fortalecimento da cadeia de fitoterápicos no Amazonas.

4 de maio de 2021

Compartilhe

Oficina busca fortalecer setor de fitoterápicos no Amazonas (Foto: Reprodução)

Para identificar e articular com os atores de diferentes elos da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos no Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, em conjunto com instituições parceiras, da I Oficina de Produtos Fitoterápicos do Polo BioAmazonas.

A oficina teve como propósito levantar informações importantes que serão base para a construção de um desenho estrutural adequado para o fortalecimento dessa cadeia no âmbito do estado do Amazonas. A oficina aconteceu no período de 16 a 18 de março de 2021, em formato virtual.

Setores da cadeia produtiva

Ao longo dos três dias de oficina, os convidados foram organizados de acordo com os setores da cadeia produtiva na qual atuam (academia, setor público, setor privado, terceiro setor/organizações de base) com o intuito de potencializar a coleta de informações mais detalhadas quanto aos desafios e oportunidades dentro de cada cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Tatiana Schor, destacou que as oficinas são parte fundamental e o primeiro passo para o diagnóstico da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos nos territórios prioritários do Amazonas.

“Esse mapeamento direto com os atores dos diferentes elos da cadeia nos permite conhecer de perto os desafios enfrentados por cada setor, possibilitando a busca de soluções de forma mais objetiva e eficiente para o fortalecimento dessa cadeia produtiva”, reforçou a secretária.

Polo BioAmazonas

Criado em dezembro de 2019 a partir da iniciativa “Rota da Biodiversidade”, vinculada ao projeto Rotas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Polo BioAmazonas surgiu da parceria entre Governo do Amazonas, representado pela Sedecti/Secti, além de centros e instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, representantes do setor privado, dentre outras autarquias e instituições do Amazonas relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e insumos farmacêuticos ativos vegetais (IFAVs).

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021