fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Hospital e Pronto Socorro João Lúcio retoma cirurgias neurológicas

A medida se soma ao projeto Lean nas Emergências e a outras ações da SES-AM, adotadas para reduzir o tempo de internação e fazer girar os leitos nos hospitais da capital.

30 de novembro de 2020

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, na zona leste, voltou a realizar cirurgias neurológicas de tumores, antes centralizadas no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

A medida se soma ao projeto Lean nas Emergências e a outras ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), adotadas para reduzir o tempo de internação e fazer girar os leitos nos prontos-socorros da capital, a exemplo das cirurgias ortopédicas no período noturno.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, a retomada das cirurgias neurológicas no HPS João Lúcio está associada ao plano macro do Programa de Modernização da Saúde, o Saúde Amazonas.

“Nós estamos trabalhando a reorganização da rede no programa Saúde Amazonas, fazendo o giro de leitos para que o paciente demore o menor tempo possível dentro das unidades. Agora, entramos com a cirurgia neurológica no João Lúcio, que é a nossa porta de entrada de emergência. Essa cirurgia estava suspensa no HPS, e estamos retomando agora”, explicou o secretário.

Marcellus lembrou, ainda, que o plano de cirurgias ortopédicas no período noturno superou a meta estabelecida inicialmente, que era de realizar 180 procedimentos em 30 dias. Conforme balanço da SES-AM, em 30 dias, foram feitas 252 cirurgias ortopédicas em três prontos-socorros – HPS João Lúcio Machado, HPS Platão Araújo e HPS 28 de Agosto.

O diretor do HPS João Lucio, Daniel Castro, explica que as cirurgias neurológicas realizadas na unidade irão acelerar os procedimentos e ajudar o HUGV, que hoje é a referência para esse procedimento na rede pública de saúde, a reduzir o tempo de espera pelo procedimento.

“Tem uma parceria entre a Secretaria e o Hospital Universitário Getúlio Vargas tal que, devido à pandemia, ficou tudo concentrado lá. Com o projeto Lean nas Emergências e a intenção de dar uma celeridade, nós retomamos essas cirurgias duas vezes por semana para ajudar esses procedimentos de uma forma mais rápida e mais segura”, esclareceu.

Além do HUGV, outra unidade de retaguarda para procedimentos neurológicos na rede pública de saúde é o Hospital Francisca Mendes, que também está sendo reorganizado para ampliar a oferta de procedimentos.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021