fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Grupo de ações táticas vai coordenar operações policiais de alta complexidade

A lei que cria a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil foi sancionada hoje (22), por Wilson Lima. Medida faz parte da reestruturação da PC.

22 de dezembro de 2021

Compartilhe

Além de criar a Core, Wilson Lima assinou o decreto que reorganiza o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da PC (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima sancionou, nesta quarta-feira (22), a lei que cria a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Amazonas, que vai incorporar o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera). A medida faz parte do processo de reestruturação da instituição.

“Eu estou trabalhando junto com a minha equipe para que a gente possa dar as condições para que todos possam continuar trabalhando, possam ir para a rua. Possam ter o seu armamento, a sua munição. Já falei algumas vezes e vou repetir aqui: vou até o limite do que a lei me permitir para dar condições de trabalho, até o limite do meu orçamento”, disse o governador.

Além de criar a Core, Wilson Lima assinou o decreto que reorganiza o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da Polícia Civil; e o que regulamenta a gratificação de serviço extraordinário em caráter excepcional, daqueles que atuam nas ações do projeto Ame a Vida.

A Core passará a ser o grupo de ações táticas especiais responsável por intervir em ocorrências policiais de alta complexidade, que exijam capacitação e elevado preparo tático e operacional dos policiais civis. O grupo atua frente ao narcotráfico, assaltos com reféns, cumprimentos de mandados de alto risco, assessorando e operando junto às unidades policiais no planejamento e execução de operações.

A nova nomenclatura atende a uma diretriz que visa a uniformização e modernização da doutrina dos grupos de ações táticas especiais no país, bem como a padronização institucional definida pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC).

Sendo assim, o Estado do Amazonas segue na vanguarda de ações da Segurança Pública nacional, fortalecendo e engrandecendo o Sistema de Segurança do Estado, bem como chancelando a Core para captação de recursos junto ao Governo Federal e outros fundos nacionais, referentes às unidades de elite. A coordenadoria também viabiliza maior intercâmbio entre as demais unidades de elite nacional e internacional, tanto para treinamentos, cursos, especializações e operações conjuntas entre os estados.

O delegado Juan Valério, coordenador da Core, destacou que a criação da coordenadoria trará mais reconhecimento e notoriedade para o Amazonas no cenário nacional na área da segurança pública. Segundo ele, a coordenadoria vai criar e especializar demais setores dentro de sua organização, tais como: Atendimento Pré-Hospitalar (APH), abordagens fluviais de alto risco, optrônicos, drones, comunicações, mergulho, canil, dentre outros.

“A Coordenadoria de Operações e Recursos Gerais vai gerir, operacionalizar e auxiliar com todos os recursos especiais da Polícia Civil. A Core nos traz uma chance nacional para buscar recursos, fazer intercâmbios, bem como operações conjuntas com outros estados o que fortalece ainda mais a Polícia Judiciária no que tange às operações táticas operacionais” disse o coordenador.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022