fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Grupo de ações táticas vai coordenar operações policiais de alta complexidade

A lei que cria a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil foi sancionada hoje (22), por Wilson Lima. Medida faz parte da reestruturação da PC.

22 de dezembro de 2021

Compartilhe

Além de criar a Core, Wilson Lima assinou o decreto que reorganiza o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da PC (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima sancionou, nesta quarta-feira (22), a lei que cria a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Amazonas, que vai incorporar o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera). A medida faz parte do processo de reestruturação da instituição.

“Eu estou trabalhando junto com a minha equipe para que a gente possa dar as condições para que todos possam continuar trabalhando, possam ir para a rua. Possam ter o seu armamento, a sua munição. Já falei algumas vezes e vou repetir aqui: vou até o limite do que a lei me permitir para dar condições de trabalho, até o limite do meu orçamento”, disse o governador.

Além de criar a Core, Wilson Lima assinou o decreto que reorganiza o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da Polícia Civil; e o que regulamenta a gratificação de serviço extraordinário em caráter excepcional, daqueles que atuam nas ações do projeto Ame a Vida.

A Core passará a ser o grupo de ações táticas especiais responsável por intervir em ocorrências policiais de alta complexidade, que exijam capacitação e elevado preparo tático e operacional dos policiais civis. O grupo atua frente ao narcotráfico, assaltos com reféns, cumprimentos de mandados de alto risco, assessorando e operando junto às unidades policiais no planejamento e execução de operações.

A nova nomenclatura atende a uma diretriz que visa a uniformização e modernização da doutrina dos grupos de ações táticas especiais no país, bem como a padronização institucional definida pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC).

Sendo assim, o Estado do Amazonas segue na vanguarda de ações da Segurança Pública nacional, fortalecendo e engrandecendo o Sistema de Segurança do Estado, bem como chancelando a Core para captação de recursos junto ao Governo Federal e outros fundos nacionais, referentes às unidades de elite. A coordenadoria também viabiliza maior intercâmbio entre as demais unidades de elite nacional e internacional, tanto para treinamentos, cursos, especializações e operações conjuntas entre os estados.

O delegado Juan Valério, coordenador da Core, destacou que a criação da coordenadoria trará mais reconhecimento e notoriedade para o Amazonas no cenário nacional na área da segurança pública. Segundo ele, a coordenadoria vai criar e especializar demais setores dentro de sua organização, tais como: Atendimento Pré-Hospitalar (APH), abordagens fluviais de alto risco, optrônicos, drones, comunicações, mergulho, canil, dentre outros.

“A Coordenadoria de Operações e Recursos Gerais vai gerir, operacionalizar e auxiliar com todos os recursos especiais da Polícia Civil. A Core nos traz uma chance nacional para buscar recursos, fazer intercâmbios, bem como operações conjuntas com outros estados o que fortalece ainda mais a Polícia Judiciária no que tange às operações táticas operacionais” disse o coordenador.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022