fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Governos estadual e federal tratam sobre segurança em áreas de fronteira

A reunião desta segunda-feira (28), no Comando Geral, também serviu para que se fossem elaborados planos e projetos para serem executados nestas áreas.

28 de setembro de 2020

Compartilhe

O Vigia é o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Foto: Divulgação)

Uma reunião entre as forças estaduais de Segurança Pública e representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tratou de programas e projetos para as áreas de fronteira no Amazonas.

O evento foi aberto pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (28). O Amazonas foi o primeiro de três estados a receber a visita dos membros do GSI e da Seopi.

De acordo com o representante do GSI, delegado Rodrigo Bartolamei, a vinda dos membros do Gabinete ao Estado foi um pedido da Seopi para a apresentação do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído para integrar as ações nas áreas de fronteira, com articulação da União, Forças Armadas, Estados e Municípios.

“O objetivo era trazer e apresentar o programa, os objetivos estratégicos e, obviamente, ressaltar a importância do Estado do Amazonas para as ações de repressão aos ilícitos transfronteiriços”, disse.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), tenente-coronel Almir Cavalcante, afirmou que a reunião também serviu para que se fossem elaborados planos e projetos para serem executados nas áreas de fronteira do estado.

“Essa parceria é muito boa. Cada um contribuindo um pouco, nós conseguimos somar e dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade de forma bastante efetiva. O programa Vigia, por exemplo, tem nos apoiado bastante nas nossas operações, como ocorre na Base Arpão”, afirmou.

O Vigia é o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública de integração entre agentes de Segurança Pública para combater o crime organizado nas fronteiras.

Participaram da reunião representantes da SSP, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal, Marinha do Brasil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021