fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Governo vai ampliar cirurgias noturnas para prevenir superlotação

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem.

24 de abril de 2021

Compartilhe

O plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas vai ampliar o plano Gira Leitos, lançado em outubro do ano passado para reduzir, por meio da realização de cirurgias ortopédicas no horário noturno, a lotação nos três principais prontos-socorros da rede estadual de saúde.

Na nova fase, o plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo as cirurgias ortopédicas noturnas na rotina dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) João Lucio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem nas unidades de urgência e emergência.

Nos últimos meses, o atendimento de pacientes com Covid-19 vem dando lugar aos atendimentos não Covid. Conforme a SES-AM, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de internação nos três prontos-socorros de Manaus, e a maior causa dos traumas ortopédicos. Entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, foram 73,6 mil atendimentos por essa causa.

Desde outubro do ano passado, quando teve início o plano Gira Leitos, foram realizadas 676 cirurgias ortopédicas nos três prontos-socorros. O plano ajudou a reduzir o número de pacientes internados nos prontos-socorros antes da segunda onda. 

Além de instituir a cirurgia ortopédica noturna na rotina dos prontos-socorros, a SES-AM também vai ampliar o atendimento de ortopedia na rede. Alguns serviços de Pronto-Atendimento (SPA) terão ortopedistas atendendo pacientes com traumas leves e moderados, para desafogar os prontos-socorros.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021