fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Governo vai ampliar cirurgias noturnas para prevenir superlotação

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem.

24 de abril de 2021

Compartilhe

O plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas vai ampliar o plano Gira Leitos, lançado em outubro do ano passado para reduzir, por meio da realização de cirurgias ortopédicas no horário noturno, a lotação nos três principais prontos-socorros da rede estadual de saúde.

Na nova fase, o plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo as cirurgias ortopédicas noturnas na rotina dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) João Lucio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem nas unidades de urgência e emergência.

Nos últimos meses, o atendimento de pacientes com Covid-19 vem dando lugar aos atendimentos não Covid. Conforme a SES-AM, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de internação nos três prontos-socorros de Manaus, e a maior causa dos traumas ortopédicos. Entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, foram 73,6 mil atendimentos por essa causa.

Desde outubro do ano passado, quando teve início o plano Gira Leitos, foram realizadas 676 cirurgias ortopédicas nos três prontos-socorros. O plano ajudou a reduzir o número de pacientes internados nos prontos-socorros antes da segunda onda. 

Além de instituir a cirurgia ortopédica noturna na rotina dos prontos-socorros, a SES-AM também vai ampliar o atendimento de ortopedia na rede. Alguns serviços de Pronto-Atendimento (SPA) terão ortopedistas atendendo pacientes com traumas leves e moderados, para desafogar os prontos-socorros.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021