fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Anac)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) regularizou cem pistas de pousos e decolagens de aviões para atendimento da população indígena e de comunidades isoladas na Amazônia Legal.
Isso foi possível pois, em junho do ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região, ou seja, pistas que ainda não eram registradas pelo órgão regulador.

O objetivo era facilitar o atendimento humanitário e o transporte de medicamentos e vacinas em áreas de acesso restrito a vias terrestre e fluvial no período da pandemia.

As normas seriam revogadas na próxima segunda-feira (22), mas uma portaria publicada pela Anac no Diário Oficial desta sexta-feira (20) extinguiu o prazo.

A agência afirma, em nota, “que os benefícios levados à população indígena e aos moradores de comunidades isoladas, com vistas a promover o fomento regional, a integração social, o atendimento humanitário, o acesso à saúde e o apoio a operações de segurança precisam ser mantidos”.

Na avaliação da Funai e da Anac, as pistas, utilizadas de forma emergencial na crise sanitária, deveriam portanto ser regularizadas.

As operações devem ser exclusivamente para atendimento de comunidades isoladas, e feitas somente por empresas de transporte aéreo certificadas pela Anac. Apenas aviões de até 19 assentos ou helicópteros podem pousar na região.

Texto: Mônica Bergamo – FolhaPress

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022