fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Governo e HUGV ampliam parceria para aumentar oferta de leitos no AM

O governador Wilson Lima, que visitou a unidade nesta sexta-feira (14), está elevando a capacidade instalada e contratualização dos serviços do hospital com o Estado.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

Com a ampliação, as internações na unidade hospitalar poderão ser realizadas durante todos os sete dias da semana (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (14), que o Estado e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) irão disponibilizar mais 74 leitos – 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que estão desocupados na unidade.

Os leitos serão destinados, neste primeiro momento, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e posteriormente serão remanejados para outros perfis, conforme a necessidade da rede estadual de saúde.

O governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, o superintendente do HUGV, médico Juscimar Carneiro Nunes, e a vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Therezinha Fraxe, visitaram a unidade.

“Essa é uma das melhores estruturas hospitalares que a gente tem na região Norte. Inicialmente o HUGV vai atender pacientes que estão com síndromes respiratórias que não são Covid-19 para deixar a nossa rede livre para quem pacientes diagnosticados com o coronavírus”, disse o governador.

Além dos 74 leitos, o Governo do Amazonas já conta com 127 leitos (entre clínicos, cirúrgicos e de UTI) que estão contratualizados por meio de convênio celebrado entre o Estado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HUGV, firmado em dezembro de 2020.

“Não esperávamos, por exemplo, que viesse, uma síndrome respiratória, uma variante do influenza muito resistente às vacinas. Tivemos também essa nova variante Ômicron, que tem uma transmissibilidade muito alta. O governador Wilson Lima nos pediu para traçar estratégias para se preparar para um possível aumento de internações”, afirmou o secretário Anoar Samad.

Apoio e ampliação

O Governo do Amazonas vai disponibilizar recursos humanos, equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, entre outros. O Estado também irá fornecer insumos e medicamentos para o tratamento dos pacientes, conforme padrão estabelecido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

O HUGV será responsável pela disponibilização dos leitos, da estrutura disponível para atendimento no hospital federal e das equipes de apoio. Dessa forma, com a ampliação, as internações na unidade hospitalar poderão ser realizadas durante todos os sete dias da semana.

O HUGV irá receber os pacientes internados nas unidades de saúde do Estado encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022