fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Governo e HUGV ampliam parceria para aumentar oferta de leitos no AM

O governador Wilson Lima, que visitou a unidade nesta sexta-feira (14), está elevando a capacidade instalada e contratualização dos serviços do hospital com o Estado.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

Com a ampliação, as internações na unidade hospitalar poderão ser realizadas durante todos os sete dias da semana (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (14), que o Estado e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) irão disponibilizar mais 74 leitos – 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que estão desocupados na unidade.

Os leitos serão destinados, neste primeiro momento, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e posteriormente serão remanejados para outros perfis, conforme a necessidade da rede estadual de saúde.

O governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, o superintendente do HUGV, médico Juscimar Carneiro Nunes, e a vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Therezinha Fraxe, visitaram a unidade.

“Essa é uma das melhores estruturas hospitalares que a gente tem na região Norte. Inicialmente o HUGV vai atender pacientes que estão com síndromes respiratórias que não são Covid-19 para deixar a nossa rede livre para quem pacientes diagnosticados com o coronavírus”, disse o governador.

Além dos 74 leitos, o Governo do Amazonas já conta com 127 leitos (entre clínicos, cirúrgicos e de UTI) que estão contratualizados por meio de convênio celebrado entre o Estado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HUGV, firmado em dezembro de 2020.

“Não esperávamos, por exemplo, que viesse, uma síndrome respiratória, uma variante do influenza muito resistente às vacinas. Tivemos também essa nova variante Ômicron, que tem uma transmissibilidade muito alta. O governador Wilson Lima nos pediu para traçar estratégias para se preparar para um possível aumento de internações”, afirmou o secretário Anoar Samad.

Apoio e ampliação

O Governo do Amazonas vai disponibilizar recursos humanos, equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, entre outros. O Estado também irá fornecer insumos e medicamentos para o tratamento dos pacientes, conforme padrão estabelecido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

O HUGV será responsável pela disponibilização dos leitos, da estrutura disponível para atendimento no hospital federal e das equipes de apoio. Dessa forma, com a ampliação, as internações na unidade hospitalar poderão ser realizadas durante todos os sete dias da semana.

O HUGV irá receber os pacientes internados nas unidades de saúde do Estado encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022