fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Governo do Amazonas fortalece cadeia produtiva do pescado em Anamã

Com parceria do Idam, pescadores artesanais de Anamã adquiriram canoas de alumínio, rabetas e motores de popa, por meio de financiamento da Agência de Fomento do Amazonas.

26 de abril de 2021

Compartilhe

Em Anamã, pescadores receberam barcos financiados pela Afeam (Foto: Divulgação)

Pescadores artesanais de Anamã adquiriram canoas de alumínio, rabetas e motores de popa, por meio de financiamento da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). A ação de entrega dos equipamentos aconteceu no sábado (24) e beneficiou cerca de 37 pescadores com projetos que somam R$ 520 mil.

A ação contou com apoio da Prefeitura de Anamã, associações, sindicato e colônia de pescadores do município. Ao todo, foram financiados 28 canoas de alumínio, quatro motores de popa, 23 motores Honda 6,5 HP com rabeta e um motor 13 HP com rabeta. Conforme levantamento da unidade local do Idam em Anamã, até o momento o Instituto já atendeu mais de 50 pescadores artesanais, e os projetos aprovados ultrapassam a margem de R$ 800 mil para custeio e investimento.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o crédito rural quando bem aplicado é uma ferramenta de desenvolvimento na zona rural e que o governador Wilson Lima tem priorizado. “No Amazonas, o acesso ao crédito tem possibilitado que pequenos produtores saiam da condição de produção de subsistência para produção em escala comercial. Além de oportunizar a melhoria e organização das unidades de produção familiar. Para os que vivem da pesca, o transporte próprio para escoar a produção traz mais autonomia no desenvolvimento da atividade”, pontuou.

De acordo com o gerente do Idam em Anamã, Eurico Paulo Barbosa, o incentivo possibilita aos pescadores de todo o estado a aquisição de instrumentos de trabalho, que serão pagos em longo prazo e com menores taxas de juros. “Na prática, esse apoio ao pescador ajuda no desenvolvimento das atividades pesqueiras e melhora a renda e a qualidade de vida dos que praticam essa importante atividade no Amazonas”, disse.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021